Sistema FAEP/SENAR-PR

Ano da produtividade

O Indicador Brasil da Expedição Safra Gazeta do Povo, divulgado ontem, mostrou que a temporada 2012/13 deve ter expansão maior em produtividade do que em área. A safra de soja mais volumosa da história, que promete colocar o país no posto de líder mundial em produção e exportação, tem área 9,5% maior e rendimento por hectare 12,2% superior ao de 2011/12, considerando as condições atuais das lavouras, avaliam os técnicos do projeto.

Isso acontece mesmo com previsão de queda na produtividade em Mato Grosso (-5,7%), na comparação com os excelentes rendimentos da temporada passada. Depois de terem enfrentado forte impacto da seca no último verão, os estados sulistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná esperam expansão de 75,3%, 28,5% e 32,2% por lote plantado, respectivamente. A Bahia colabora para o incremento de 7,3% em sua produtividade, projeta a Expedição Safra.

A expectativa é que a média nacional volte a 3 mil quilos por hectare. Ou seja, retorne de 44 sacas para 50 sacas por hectare. Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Piauí estão entre os estados com potencial para superar essa marca.

Gazeta do Povo Online – Curitiba/PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio