Sistema FAEP/SENAR-PR

AgRural estima colheita da soja em 4,3% no Brasil

Consultoria destaca o atraso dos trabalhos no Paraná e o avanço nos intervalos das chuvas em Mato Grosso

A colheita da safra brasileira de soja 2016/2017 atingiu até a quinta-feira (27/1) desta semana 4,3% da área cultiva, segundo a consultoria AgRural. O levantamento mostra que o avanço dos trabalhos está em linha com os 4,2% do ano passado e ligeiramente acima dos 3,1% da média de cinco anos.

Segundo a AgRural, a colheita em Mato Grosso segue na liderança, com 12,4% da área colhida. Fernando Muraro, sócio-diretor da consultoria, comenta que “embora as chuvas venham dificultando os trabalhos desde a semana passada (em Sorriso, por exemplo, choveu mais de 180 mm desde o dia 16), os produtores têm conseguido colher nos intervalos das chuvas”.

Muraro observa que vários lotes de soja têm saído das lavouras com umidade alta, mas ainda não há reportes de perdas significativas de qualidade dos grãos. Ele calcula que por conta das chuvas a colheita em Mato Grosso não deve atingir 7 milhões de toneladas no final de janeiro, como previa a AgRural em dezembro. “Mesmo assim, o volume de soja colhido no mês será recorde”, diz ele.

A consultoria chama a atenção para o Paraná, onde até agora apenas 1% da área foi colhido, ante 9,2% de um ano atrás. “Conforme antecipamos na semana passada, poucas lavouras estão prontas, porque as temperaturas abaixo do normal durante a primavera alongaram o ciclo das plantas. A expectativa, porém, é de grande safra”, diz Muraro.

A AgRural relata que a colheita da soja começou também em Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Maranhão e Bahia. “Apesar de perdas pontuais de potencial produtivo por falta de chuva, especialmente em áreas de Goiás, a expectativa geral segue sendo de boa safra”, afirma o consultor.

Ele observa que na Bahia, onde as lavouras sofreram com a falta de chuva em dezembro e início de janeiro, as primeiras áreas têm rendido entre 20 sacas a 55 sacas por hectare. “Apesar da redução do potencial produtivo, as chuvas das últimas três semanas levaram alívio aos produtores, pois têm ajudado as lavouras a se recuperar. Em 9 de janeiro, a AgRural estimou a produção brasileira de soja em 103,1 milhões de toneladas. A estimativa será revisada em 3 de fevereiro.

Milho
Em relação ao plantio do milho safrinha, a AgRural estima que até ontem 5,6% da área estava semeada no Centro-Sul do Brasil, pouca acima dos 5,1% do ano passado e dos 5,4% da média de cinco anos. “Apesar das chuvas, o bom ritmo da colheita de soja mantém Mato Grosso na liderança, com 11,1% da área já semeada, ante 4,1% um ano atrás.

No Paraná, por conta da safra de soja mais lenta, apenas 3% da área está plantada, contra 13% há um ano. Também já há plantio em Mato Grosso do Sul (2,5%) e Goiás (1,5%). A AgRural estima aumento de 4,3% na área plantada com milho segunda safra no Centro-Sul do Brasil.

Segundo a consultoria, a colheita do milho de verão está atrasada. O levantamento mostra que 3,4% da área do Centro-Sul estava colhida até quinta-feira (26), atrás dos 11,1% do ano passado. Muraro explica que “o atraso em todo o Sul do país, com destaque para o Rio Grande do Sul, deve-se à lentidão do plantio, que foi prejudicado por excesso de chuva em outubro. Mas a expectativa é de boas produtividades.

Em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, que plantam mais tarde, as lavouras se desenvolvem bem”, diz a AgRural, que estima a produção brasileira de milho em 88,6 milhões de toneladas, na soma das duas safras. A estimativa será revisada no início de fevereiro.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio