Sistema FAEP/SENAR-PR

Agropecuária é a única atividade com saldo positivo de empregos em 2015

O agronegócio paranaense encerrou o ano com a criação de 3,067 mil vagas

Em um cenário de recessão econômica, com recordes históricos nada apreciáveis, maior inflação, elevada taxa de juros, maior gasto público, menores investimentos, o Brasil perdeu 1,542 milhão de vagas de emprego em 2015, o que é o pior resultado de uma série histórica iniciada em 1992, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A indústria liderou as perdas, seguida pela construção civil, serviços e comércio. Em resumo, a única atividade a apresentar resultado positivo foi a Agropecuária com criação de 9,8 mil vagas em 2015, com o melhor resultado nos últimos quatro anos, apesar do cenário internacional de menores preços para as commodities e custos mais elevados.

O Paraná perdeu 75,548 mil vagas de emprego. O agronegócio paranaense encerrou o ano com a criação de 3,067 mil vagas. A criação de aves, suínos e bovinos representaram 40% desse saldo e o cultivo de soja, horticultura e florestas plantadas responderam por 18% deste total, a partir de dados do MTE.

O aumento da quantidade exportada em importantes complexos exportadores como a soja e carne de frango, apesar do menor preço internacional, o aumento da produção estadual que na safra 2014/15 atingiu a marca histórica de 37,9 milhões de toneladas, colocando o Paraná como segundo maior produtor nacional de grãos, maior exportador de carne de frango e terceiro maior exportador de soja em grãos foram fatores que contribuíram para que o agronegócio encerrasse o ano com saldo positivo de empregos.

Fonte: Tania Moreira  – Economista FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio