Sistema FAEP/SENAR-PR

Agronegócio garante um terço da alta do PIB

A força do agronegócio vai fazer o setor responder por um terço do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013. O campo tem tudo para se firmar, em ano de supersafra, como o principal responsável pelo avanço da economia em meio a inflação e juros altos. Nas projeções do economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, a atividade do país deve avançar 2,3%, sendo que 0,7 ponto percentual será creditado na conta das colheitas recordes.

Se toda a cadeia do setor agrícola for considerada – incluindo o escoamento dos produtos e a compra de máquinas agrícolas – o peso esperado na alta do PIB passa de 50%. Confirmada a expectativa, o campo se tornaria o componente mais importante do crescimento econômico brasileiro, algo que não se registra há muito tempo. As dificuldades enfrentadas pela indústria e os pífios resultados do setor de serviços ajudam a potencializar o bom momento do campo.

Após o surpreendente resultado da economia no segundo trimestre – alta de 1,5%, ante previsões que não chegavam a 1% -, divulgado na última sexta-feira, o mercado financeiro reviu as estimativas para 2013. No Boletim Focus, compilado toda semana pelo Banco Central, os analistas elevaram as projeções de alta do PIB, o que não ocorria há 21 semanas. A aposta passou de 2,20% para 2,32%. No início do ano, o percentual esperado era de 3,26%.

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) permitem uma avaliação mais real da economia, na avaliação do sócio-diretor da Nobel Planejamento, Luiz Gonzaga Belluzzo. Porém, o economista sustenta que o crescimento maior que o previsto não autoriza a análise de que a situação do país vai bem. No primeiro trimestre, o PIB apresentou alta de 0,6%. Para o terceiro trimestre, as expectativas não são a das melhores.

A estimativa de crescimento maior vem acompanhada de mais juros e mais inflação. Os analistas consultados semanalmente pelo BC subiram de 5,80% para 5,83% a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2013. No caso da taxa básica de juros (Selic), a expectativa se mantém em 9,5% este ano, mas para 2014 os analistas já apostam em 9,75%. Entre os cinco que mais acertam as projeções, o percentual para os dois períodos é de 10% ao ano.

Para Júlio Miragaya, do Conselho Federal de Economia, o Boletim Focus mostra que o mercado incorporou uma visão mais otimista em relação ao crescimento do país. "As novas estimativas mostram isso. Mesmo que a criação de empregos continue a desacelerar, ainda acredito em avanço do PIB próximo de 3%", aposta o economista, ponderando que o desempenho da indústria dependerá do câmbio.

O efeito positivo da desvalorização do real sobre os setores exportadores e as consequências da alta de juros, analisa o Banco Santander, tendem a contrabalancear investimento e consumo, resultando em crescimento  moderado nos próximos trimestres.

Fonte: Correio Braziliense

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio