Sistema FAEP/SENAR-PR

Agricultores paranaenses já colheram 73% da área de trigo no Estado

Estimativa do Deral é colher 3 milhões e 600 mil toneladas do grão

Produtores de trigo estão colhendo o grão no Paraná. Segundo o Departamento de Economia Rural, os agricultores colheram 73% da área de 1,34 milhão de hectares do grão.

A expectativa é colher 3 milhões e 600 mil toneladas trigo no estado. Mesmo com redução da lavoura o produtor está animado por causa do mercado. “Plantamos muitas vezes esperando apenas empatar o custo. Não imaginei que o valor fosse ter um salto tão significativo”, declara o agricultor Geraldo Slob.

Esse ano, o preço da tonelada do trigo valorizou 35%. Passou de R$ 550,00 para R$ 750,00. Aumento motivado, principalmente, pela alta do dólar que deixou a importação mais cara e acabou incentivando a procura do produto nacional. Nos moinhos, por exemplo, a quantidade de trigo brasileiro já é o dobro do mesmo período de 2014. “Pessoal está vendendo trigo com preço na faixa histórica”, confirma o gerente Antônio Carlos Campos.

Dos dez melhores grãos de trigo aprimorados geneticamente no Brasil, três foram desenvolvidos na região de Ponta Grossa. São sementes mais saudáveis e resistentes às doenças que, às vezes, precisam de décadas de estudo para serem criadas.

“As primeiras cultivares que foram desenvolvidas foram trazidas de trigo mexicano, trigo francês, trigo do Canadá; para entrar no cruzamento no Brasil e desenvolver as cultivares que temos hoje”, diz o agrônomo da Embrapa José Bail.

Atualmente, a novidade é o trigo da variedade Graúna. Alta qualidade que pode fazer a diferença no produto final. “Se o pão não for macio, consumidor não compra e isso é por causa do trigo no campo. Por isso é tão importante investir em qualidade”, finaliza José de Oliveira, analista de mercado.

Fonte: G1 – 19/10/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio