Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/05/2020 - 11h47
Postado em Destaques, Sanidade

21/05/2020 11h47 - Postado em Destaques, Sanidade

Adapar inicia inquérito epidemiológico de febre aftosa

Última etapa para reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação teve início no dia 18 de maio. Prazos permanecem os mesmos

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o processo para obtenção do status internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação segue sem alterações. Segundo cronograma, o reconhecimento do Estado será oficializado em maio de 2021 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em ofício, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) divulgou que os prazos continuam definidos conforme programação. A última fase, referente à realização de um inquérito soroepidemiológico no rebanho, teve início nesta segunda-feira (18), com prazo de quatro semanas para conclusão. Essa etapa tem o objetivo de constatar que não há circulação viral de febre aftosa no território paranaense. De acordo com a Adapar, serão coletadas amostras de sangue de quase 10 mil animais em 330 propriedades rurais.

A Adapar destaca que todos os cuidados e orientações estabelecidas pelas autoridades de saúde estão sendo tomados para prevenção de riscos de contaminação da COVID-19 durante a realização da atividade.

Clique aqui para acessar o ofício da Adapar.

Título da Postagem: Adapar inicia inquérito epidemiológico de febre aftosa

imprensa@faep.com.br