Sistema FAEP/SENAR-PR

ABPA comemora acordo fechado com a União Europeia

Brasil teve cotas de exportação alteradas como compensação pela entrada da Croácia no bloco

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota nesta quinta-feira (14/7) na qual comemora o anúncio feito pelo Itamaraty sobre a conclusão do acordo com a União Europeia, de compensação ao Brasil pela entrada da Croácia ao bloco. A entidade diz que durante três anos apoiou o Itamaraty nas negociações que resultaram na ampliação das cotas com tarifa de importação reduzida para carnes de frango e de peru, além de açúcar.

No caso da carne de frango, conforme a ABPA, o acordo representará 4,1 mil toneladas a mais na cota anual. Já para carne de peru, são 631 toneladas a mais. Entre janeiro e junho deste ano, as exportações brasileiras de carne de frango para a União Europeia totalizaram 200,3 mil toneladas, com receita total de US$ 427,6 milhões. Já de carne de peru foram embarcadas 26,2 mil toneladas no período, com receita de US$ 81,8 milhões.

“Esta ampliação da cota representará ganhos nos negócios brasileiros com o bloco europeu. São boas notícias chegando do Itamaraty, que poderão ser ampliadas ainda mais se o acordo entre União Europeia e Mercosul for consolidado”, disse Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA, no comunicado.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio