Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/06/2013 - 12h00
Postado em Notícias

21/06/2013 12h00 - Postado em Notícias

A tragédia da logística e os motivos dos altos custos por ferrovia

Por que a infraestrutura e a logística no Brasil se tornaram uma tragédia? Marcos Jank, livre docente em Economia Aplicada pela ESALQ-USP, doutor em Administração pela FEA-USP, mestre em Políticas Agrícolas pelo IAM de Montpellier, França, e colunista há dez anos de "O Estado de São Paulo" demostrará as respostas no  "Encontro das Comissões Técnicas […]

Por que a infraestrutura e a logística no Brasil se tornaram uma tragédia? Marcos Jank, livre docente em Economia Aplicada pela ESALQ-USP, doutor em Administração pela FEA-USP, mestre em Políticas Agrícolas pelo IAM de Montpellier, França, e colunista há dez anos de "O Estado de São Paulo" demostrará as respostas no  "Encontro das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais", da FAEP, nesta segunda-feira (24), em Curitiba. Seu tema será o "Apagão da Logística Agrícola no Brasil" durante o evento, em exposição a produtores e presidentes dos sindicatos rurais do Paraná.

Jank considera, por exemplo, que hoje o agronegócio vive um momento extremamente delicado em relação à falta de infraestrutura para transporte da produção de grãos. "Se eu pudesse tentar elencar as três grandes prioridades de política pública eu diria: 1º lugar logística; 2º lugar logística; 3º lugar logística. Porque é onde a gente está realmente perdendo recursos no agro", argumenta.
 
Num cenário de engasgos da política econômica, se constatar que o transporte ferroviário custa 13% a mais que o rodoviário mostra uma inconsistência absurda da logística. Mas foi o que revelou  um Estudo realizado pela Esalq/Log sobre a Logística do Agronegócio Paranaense, desenvolvidos pela FAEP com apoio da Alcopar  e Ocepar. O trabalho foi realizado sob a coordenação da pesquisadora Priscilla Nunes que  apresentará no Encontro o  comparativo entre as tarifas rodoviárias e ferroviárias no Paraná
 
O Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 será tratado pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, e o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara lançará o novo Programa de Seguro Agrícola do Paraná.

O evento será transmitido pelo Canal Rural. clique aqui
 

Fonte: comunicação FAEP

imprensa@faep.com.br