Sistema FAEP/SENAR-PR

130 dirigentes concluem a formação sindical

Objetivo do treinamento foi revitalizar a atividade sindical nas relações de trabalho

Entre os meses de março e abril, seis turmas (130 participantes) concluíram o curso Formação de Negociadores Sindicais, em Curitiba. O principal objetivo do treinamento foi revitalizar a atividade sindical nas relações de trabalho. Hora-extra, banco de horas, salário, comissão da conciliação prévia e jornada de trabalho estiveram na pauta dos encontros com dirigentes sindicais e funcionários de todo o Estado. A demanda pelo curso ocorreu em função das possíveis alterações na legislação trabalhista.

Com uma carga-horária de 16 horas (dois dias), o curso foi ministrado pela Consultoria WCCA, de Campinas (SP). Durante o primeiro dia de curso, os participantes aprenderam a parte teórica: negociação coletiva e sua legislação básica; o campo de negociação coletiva interna e externa; áreas de confronto na mesa de negociação e a limitação do poder dos negociadores; análise das pautas sindicais; e equipe de negociadores: atributos e formação técnica.

No segundo dia de treinamento, os dirigentes sindicais e funcionários colocaram a teoria na prática, como a elaboração do planejamento e das táticas de negociação. “O curso foi excelente, com técnicas que podem ser utilizadas em todas as atividades dos sindicatos rurais. Também é uma forma de aproximar as entidades e permite a troca de experiências entre os dirigentes sindicais”, avaliou Cristiano Leite Ribeiro, dirigente sindical de Cornélio
Procópio, no Norte Pioneiro do Paraná.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio