Sistema FAEP/SENAR-PR

100 propostas para o PAP 2014/15

O PAP é composto pelas sugestões e necessidades de produtores rurais, sindicatos, cooperativas e entidades do setor agropecuário

A FAEP, Ocepar e Seab apresentam neste dia 25 as propostas de políticas agrícolas ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) num encontro com a presença do secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Gelller. O objetivo é colaborar na elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) e Plano Safra para o período de 2014/15. A apresentação será feita pelo secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. Num quadro econômico recheado por notícias ruins sobre as atividades no ano passado e sobre as perspectivas deste 2014, a salvação da pátria tem sido a agropecuária. Quase ¼ do PIB, pelo menos dos empregos nos país e 41% da balança comercial brasileira dependem desse setor. O Paraná deve produzir na safra 2013/14 35,8 milhões de toneladas de grãos, segundo a Seab/Conab.

Assim, a política agrícola é fundamental para apoiar a atividade, mediante investimentos com programas adequados de crédito rural, dando suporte à comercialização dos produtos agrícolas com os mecanismos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Ou atuando na mitigação dos riscos com o Programa de Seguro Rural (PSR), além de políticas de longo prazo que são necessárias.

O documento, chamado “Propostas para o Plano Agrícola e Pecuário e Plano Safra 2014/15”, é composto pelas sugestões e necessidades de produtores rurais, sindicatos, cooperativas e entidades do setor agropecuário e foi coordenado pelas três instituições. São mais de 100 proposições que estão disponíveis no site do Sistema FAEP (www.sistemafaep.org.br) no ícone “Serviços”, a partir do dia 25/02. Esse documento não tem o intuito de esgotar as demandas do setor agropecuário, mas visam contribuir para construção e consolidação da política agrícola. Nas páginas seguintes as 55 principais propostas do documento.

Confira a matéria completa aqui

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio