Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/09/2018 - 14h54
Postado em Destaques, Notícias

21/09/2018 14h54 - Postado em Destaques, Notícias

Vegetação nativa ocupa 30% do território do Paraná

Estudo com base em imagens de satélite indica que o Estado possui 5,8 milhões de hectares de florestas nativas e mangues preservados

A vegetação nativa ocupa um total de 30,3% do território paranaense, segundo estudo técnico-científico do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) realizado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A pesquisa teve como base a análise de imagens de satélite (Landsat/OLI), vinculadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um procedimento que todos os proprietários rurais precisam cumprir até o dia 31 de dezembro deste ano, que inclui o preenchimento de dados detalhados dos imóveis rurais, como a geolocalização exata das áreas de preservação.

Segundo o levantamento, o Paraná possui 5,8 milhões de hectares (30,13% de sua área total) de vegetação nativa somados Floresta Nativas e Mangues. As outras partes mapeadas mostram que 12,8 milhões de hectares (66,51%) são de áreas antrópicas (pastagem, agricultura e reflorestamento), 378,6 mil hectares (1,96%) de lâminas d’água e 270,3 mil hectares (1,40%) de áreas urbanas. Ao todo, o território paranaense soma 19,9 milhões de hectares.

De acordo com o IAP, a classificação de uso das áreas do Estado está de acordo com as classes estabelecidas para análise dos cadastros realizados junto ao CAR. Como o prazo para enviar as informações ao Cadastro termina no final do ano, ainda haverá uma correção desses números. A variação, no entanto, não deve ser grande, já que até 31 de julho deste ano o Paraná já tinha cadastrado 412,7 mil imóveis rurais e 16,8 milhões de hectares.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Título da Postagem: Vegetação nativa ocupa 30% do território do Paraná

imprensa@faep.com.br