Sistema FAEP/SENAR-PR

Soja em Chicago acumula queda de quase 7% na semana

Estoque americano maior do que o esperado e previsão de clima mais favorável às lavouras americanas reduziram a cotação ao menor nível em 10 ano

A soja negociada na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fechou a sexta-feira em alta. Além do relatório baixista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que estimou estoques maiores do que o esperado para o país, o mercado foi pressionado pela previsão de retorno do clima úmido para a próxima semana no meio-oeste este norte-americano. Na semana, a posição agosto acumulou queda de 6,7%, operando no menor patamar em uma década.

Em relação aos Estados Unidos, a produção 2018/2019 foi elevada de 116,48 milhões de toneladas, para 117,3 milhões de toneladas. O mercado apostava em números próximos de 117,8 milhões de toneladas.

Os estoques finais da oleaginosa foram projetados no ciclo 2018/2019 em 15,784 milhões de toneladas. O mercado trabalhava com um número de 13,362 milhões de toneladas. Em junho, a estimativa era de 10,477 milhões de toneladas.

Brasil
O mercado brasileiro de soja teve uma sexta-feira travada na comercialização, com lentidão. A queda da soja na Bolsa de Chicago e a baixa do dólar pressionaram o mercado nacional. No melhor momento do mercado até houve alguma movimentação, mas depois os negócios pararam.

Fonte: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio