Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/03/2018 - 11h11
Postado em Destaques, Insumos

19/03/2018 11h11 - Postado em Destaques, Insumos

Semente certificada garante produtividade

Entidades do setor, com participação do Sistema FAEP/SENAR-PR, realizam campanha pelo uso de material com origem

Nos últimos anos, a produtividade de soja e de milho no Paraná registra avanços significativos. Esse resultado final, de colheitadeiras retirando boas safras e caminhões cheios de grãos a caminho das cooperativas e/ou tradings, está condicionado a uma série de fatores, como clima, planejamento, qualidade do solo e uso de sementes certificadas, entre outros.

De uma forma geral, os produtores paranaenses têm consciência da importância do material com origem, para uma colheita dentro do planejado. “A semente certificada é fundamental para que o produtor tenha certeza que aquilo que coloca no solo irá nascer e dar a população adequada.

Semente que gera planta com vigor, bem nutrida, tem menos índice de doenças. Do contrário, a competição com as pragas é alta”, explica o engenheiro agrônomo Leandro Bren, diretor técnico da Agro 10. Para o profissional, 60% do sucesso de uma boa lavoura estão na instalação, ou seja, no plantio com sementes de qualidade. “Lavoura boa começa com semente segura, de forma adequada. Por isso a necessidade de os produtores pedirem laudo de germinação e vigor à empresa fornecedora”, diz.

Produtividade

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado neste mês de março, o Paraná irá manter a posição de líder nacional na produtividade na soja, com média de 3.390 quilos por hectare. No ano passado, também no topo do ranking, o Estado registrou 3.731 quilos por hectare.

Leia mais sobre a importância do uso de semente certificada aqui.

Título da Postagem: Semente certificada garante produtividade

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom