Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 07/12/2018 - 10h39
Postado em Destaques, Notícias, Senar - PR

07/12/2018 10h39 - Postado em Destaques, Notícias, Senar - PR

Prazo para preencher o CAR termina neste dia 31 de dezembro

Inscrição do Cadastro Ambiental Rural deve ser feita até 31 de dezembro, para garantir os benefícios previstos no Código Florestal Brasileiro

Os proprietários e possuidores de imóveis rurais têm até 31 de dezembro para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo final está estabelecido no Decreto n° 9.395 de 30 de maio de 2018. O CAR é um registro público eletrônico, auto-declaratório, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, para formar uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento e recuperação da área nos limites das normas ambientais.

O novo Código Florestal criou dois instrumentos de regularização, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

No CAR, os proprietários têm a oportunidade de declarar todas as suas áreas ambientais – Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e uso consolidado. Se as propriedades declaradas pelo produtor no CAR não estiverem regularizadas de acordo com o Código Florestal, os proprietários devem fazer a intensão de aderir ao PRA no processo de inscrição do CAR. Porém, a adesão final somente irá acontecer com a assinatura do Termo de Compromisso após a análise do CAR.

A inscrição no Cadastro Ambiental Rural até o final do prazo garante aos proprietários e possuidores de imóveis rurais os benefícios previstos no Código Florestal Brasileiro – Lei n ° 12.651/2012.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Título da Postagem: Prazo para preencher o CAR termina neste dia 31 de dezembro

imprensa@faep.com.br