Sistema FAEP/SENAR-PR

Número de bovinos por hectare cresce no Brasil pela primeira vez

Segundo IBGE, o número não aumentava desde 1920

Os dados preliminares do Censo Agropecuário de 2017, divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicaram que o número de bovinos por hectare no Brasil cresceu pela primeira vez desde 1920, ano que o recenciamento começou. Segundo o Censo, 23 milhões de hectares deixaram de ser utilizados como pastagem no País nos últimos 11 anos.

De acordo com os dados, a média de bovinos por hectare de pastagem foi estipulada em aproximadamente 1,15 no ano de 2017. Em 2006, ano do último levantamento do IBGE, esse número era de 1,1, sendo considerada a pior média da história do setor pecuário brasileiro. No entanto, a estatística ainda é considerada baixa pelos especialistas.

O levantamento mostrou que, de 2006 até 2017, a área destinada a pastagens caiu cerca de 13%, fechando o ano passado em 149,670 milhões de hectares. Além disso, o número de bovinos em terras brasileiras diminui em 2,4%, registrando 171,858 milhões de cabeças de gado.

A região Nordeste foi a que mais perdeu áreas de pastagens nesses 11 anos. Segundo o IBGE, mais de 8,5 milhões de hectares deixaram de ser utilizados pelos pecuaristas para a alimentação do seu rebanho. Na região Norte a diminuição foi de cerca de 1,3 milhões de hectares, uma queda de 6% em relação a 2006 e na Região Centro-Oeste, o recuo foi de 2,9 milhões de hectares.

A melhor média de adesão de bovinos no país é da região Sul, com aproximadamente 1,63 cabeças de gado por hectare de pastagem, no Sudeste a média chegou a 1,22. As duas regiões, juntas, perderam aproximadamente 10 milhões de hectares desde 2006.

Fonte: Agrolink

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio