Sistema FAEP/SENAR-PR

Novas projeções de safra dos EUA são altistas para soja e milho

USDA reduziu os estoques finais de milho, soja e trigo dos Estados Unidos sem elevar a expectativa de produção de soja e milho

Nesta terça-feira (12/6), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgaram seus relatórios de junho e apesar da Conab não ter divulgado nenhuma surpresa, o USDA trouxe um relatório neutro/altista para a soja e altista para o milho. O impacto foi imediato nas cotações aqui em Chicago. Milho e trigo fecharam em forte alta e a soja acabou perdendo força durante o dia e fechou estável.

Em linhas gerais, o USDA reduziu os estoques finais de milho, soja e trigo dos Estados Unidos sem elevar a expectativa de produção de soja e milho. Assim que o relatório saiu, os especuladores entraram comprando contratos e as cotações subiram de maneira forte. Porém, antes de continuar o movimento comprador, os especuladores buscam mais segurança em relação à Guerra Comercial entre EUA e China.

Hoje, as cotações de soja deveriam estar acima do patamar que estão, mas o receio de que a China deixe de comprar soja dos Estados Unidos tem feito com que investidores prefiram esperar antes de comprar contratos. Caso os norte-americanos não anunciem os embargos aos chineses neste próximo fim de semana, usuários finais de soja devem entrar comprando uma quantidade grande da oleaginosa na semana que vem, ainda mais com os preços nos patamares atuais.

Agora que o USDA estimou estoques menores de passagem para os Estados Unidos, qualquer problema no clima para a safra atual ou demanda aquecida pode trazer altas expressivas para os preços em Chicago.

Safra brasileira

Sem nenhuma surpresa a Conab aumentou os números de produção estimada para a soja e reduziu para o milho. Foram projetadas uma safra de soja 17/18 em 118 milhões de toneladas e o milho em 85 milhões de toneladas. Além do mais, o IBGE traz números semelhantes para a milho, porém ainda se mostra um pouco abaixo para a soja. O IBGE estima a safra de soja em 115,8 e 84,6 milhões de tonealdas para o milho. A ARC alerta que novas reduções da safra de milho é projetada para os próximos relatórios. Estimamos a safra total de milho do Brasil em 81,7 milhões de toneladas.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio