Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 31/08/2018 - 10h31
Postado em Destaques, Meio Ambiente, Notícias

31/08/2018 10h31 - Postado em Destaques, Meio Ambiente, Notícias

Ministério do Meio Ambiente inclui nova situação do CAR

Situação Suspenso poderá ser associada ao imóvel por decisão judicial ou decisão administrativa do órgão competente devidamente justificada

Desde o dia 27 de agosto, uma nova situação está valendo no Cadastro Ambiental Rural. O Ministério do Meio Ambiente incluiu o CAR Suspenso, por meio da Resolução nº 3, de 27 de Agosto de 2018, no demonstrativo da situação das informações declaradas no CAR relativas às Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

A situação “suspenso” poderá ser associada ao imóvel por decisão judicial ou decisão administrativa do órgão competente devidamente justificada. Antes o CAR só poderia estar Ativo, Pendente ou Cancelado.

Vale lembrar que qualquer modificação no cartório e solicitação de licenças no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e recursos no Banco somente com o CAR Ativo.

Ativo

O cadastro do imóvel rural será considerado Ativo após concluída a inscrição no CAR (ou seja, após o sucesso no envio do arquivo de extensão .car), enquanto estiverem sendo cumpridas as obrigações de atualização das informações cadastradas, e quando constatada, após análise a regularidade das informações relacionadas às áreas de APP, de uso restrito, de RL e de remanescentes de vegetação nativa.

Pendente

O cadastro estará Pendente quando constatada declaração incorreta; ou no caso de sobreposições do imóvel rural com Terras Indígenas, Unidades de Conservação, Terras da União, áreas consideradas impeditivas, áreas embargadas, ou com outros imóveis rurais. Também quando houver notificação de irregularidades relativas às áreas de APP, de uso restrito, de RL, consolidadas e de remanescentes de vegetação nativa, enquanto não forem cumpridas as diligências notificadas aos inscritos, nos prazos determinados, ou enquanto não forem cumpridas as obrigações de atualização das informações decorrentes de notificação.

Cancelado

O cadastro do imóvel rural será Cancelado quando constatado que as informações declaradas são total ou parcialmente falsas, enganosas ou omissas; após o não cumprimento dos prazos estabelecidos nas notificações; ou por decisão judicial ou decisão administrativa do órgão competente, devidamente justificada.

Suspenso

A situação Suspenso poderá ser associada ao imóvel por decisão judicial ou decisão administrativa do órgão competente devidamente justificada.

Título da Postagem: Ministério do Meio Ambiente inclui nova situação do CAR

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom