Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 30/03/2012 - 12h00
Postado em Notícias

30/03/2012 12h00 - Postado em Notícias

Milho: produção da segunda safra deve aumentar 50% este ano no PR

A segunda safra do milho (milho safrinha), que está em campo, apresenta uma tendência de crescimento de 50% na produção em relação à de 2011. Parte dessa expansão se refere à recuperação da safra, que no ano passado recuou 22% em função das geadas. O feijão da segunda safra, outra cultura em campo, também apresenta […]

A segunda safra do milho (milho safrinha), que está em campo, apresenta uma tendência de crescimento de 50% na produção em relação à de 2011. Parte dessa expansão se refere à recuperação da safra, que no ano passado recuou 22% em função das geadas. O feijão da segunda safra, outra cultura em campo, também apresenta tendência de expansão, podendo chegar a um volume 31% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Por enquanto, as condições de clima estão regulares e as duas culturas apresentam bom desenvolvimento vegetativo.

De acordo com o acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, cerca de 93% do milho safrinha e a totalidade da área prevista para o feijão da segunda safra foram semeados. A maior parte das duas culturas em campo encontra-se em estado vegetativo, sendo que 70% do feijão e 73% do milho estão em boas condições.

O milho safrinha teve um aumento de 13% na área plantada, passando de 1,7 milhão de hectares ocupados no ano passado para 1,9 milhão de hectares neste ano. Com o crescimento na área plantada, e se for mantida a normalidade do clima até a colheita, a produção poderá atingir 9,6 milhões de toneladas. O volume colhido na safra anterior foi de 6,33 milhões de toneladas.

O feijão apresentou uma expansão de 20% na área plantada, passando de 170,9 mil hectares para 205 mil hectares. A exemplo do milho, se forem mantidas as condições normais de clima, a produção deve atingir 362 mil toneladas. No ano passado, foram colhidas 277,5 mil toneladas nesse período do ano.

Agência Estadual de Notícias – Paraná

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom