Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 05/12/2011 - 12h00
Postado em Notícias

05/12/2011 12h00 - Postado em Notícias

Mapa deve certificar produção de leite

O leite é um dos produtos que está em processo de certificação para produção integrada. Integrantes da Comissão Nacional da Produção Integrada Agropecuária e da Comissão Técnica para Produção Integrada do Leite, vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão definindo as diretrizes e ações que serão tomadas pelas novas comissões. Durante o encontro […]

O leite é um dos produtos que está em processo de certificação para produção integrada. Integrantes da Comissão Nacional da Produção Integrada Agropecuária e da Comissão Técnica para Produção Integrada do Leite, vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão definindo as diretrizes e ações que serão tomadas pelas novas comissões.

Durante o encontro recente em Brasília, foi aprovado o regimento interno da Comissão Técnica para Produção Integrada do Leite. Todos os membros da comissão receberam uma cópia da Norma para Certificação da Produção Integrada do Leite. Os representantes terão até o dia 20 de novembro para enviar sugestões de melhorias.

Depois de elaborada, a norma será encaminhada à Comissão Nacional da Produção Integrada Agropecuária para aprovação. A previsão é de que, no primeiro semestre de 2012, a norma definitiva para certificação da produção integrada do leite esteja pronta.

Sustentabilidade – A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) é um sistema baseado na sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, viabilidade econômica e rastreabilidade de todas as etapas produtivas. O programa, iniciado em 2001, prevê a inserção de tecnologias que propiciem a certificação e elevem a competitividade dos produtos. Além disso, diminui o emprego de inseticidas e fungicidas, reduz os custos de produção e o uso de fertilizantes.

A adesão à iniciativa é voluntária, porém, o produtor que optar pelo sistema terá de cumprir rigorosamente as orientações estabelecidas. O Ministério da Agricultura é responsável pela publicação das normas, enquanto as certificadoras acreditadas pelo Inmetro fazem as auditorias e emitem o selo do programa.

Fonte: Abrasnet

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom