Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/06/2018 - 16h05
Postado em Destaques, Notícias

22/06/2018 16h05 - Postado em Destaques, Notícias

Jovem de Tapejara tem vida transformada graças a cursos do SENAR-PR

Participação nos programas Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) fizeram Rafael Venâncio da Costa descobrir sua vocação

Talvez um dos papéis mais importantes do SENAR-PR na vida da família do campo seja revelar vocações que estão adormecidas. Às vezes só precisamos de um pequeno empurrãozinho do destino para nos mostrar o caminho a seguir. Com esforço pessoal e o amparo das pessoas e das instituições certas, ninguém pode nos impedir de conquistar nossos sonhos.

Essa poderia ser uma breve descrição da história do jovem Rafael Venâncio da Costa, de 25 anos, filho de produtores rurais de Tapejara (região Noroeste), que teve sua trajetória pessoal e profissional transformada pelo SENAR-PR.

Tudo começou em 2001 quando – através do sindicato rural da sua cidade – ele iniciou sua participação no programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), iniciativa desenvolvida pelo SENAR-PR há 13 anos com objetivo de informar as novas gerações sobre as oportunidades profissionais que existem no campo, fortalecendo os laços com a terra e despertando o espírito empreendedor. O objetivo central deste programa é combater o êxodo rural, formando a futura geração de produtores.

Em 2012, a unidade da Usina Santa Terezinha de Tapejara abriu uma turma do Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), outra iniciativa do SENAR-PR, mas que trabalha a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Dentre 300 candidatos, Rafael foi o selecionado. “Foi graças aos cursos que eu fiz do JAA que fui escolhido”, avalia.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Título da Postagem: Jovem de Tapejara tem vida transformada graças a cursos do SENAR-PR

imprensa@faep.com.br