Sistema FAEP/SENAR-PR

Grupo de mato-grossenses que participa da Missão Técnica visita FAEP

Encontro permitiu a troca de informações e compartilhamento de ideias sobre a produção agropecuária do Paraná

Um grupo de mato-grossenses, que participa da Missão Técnica de Castro, nos Campos Gerais, visitou, na segunda-feira (13), à FAEP, em Curitiba. O encontro permitiu a troca de informações e compartilhamento de ideias sobre a produção agropecuária do Paraná. No mesmo dia, no período da tarde, o grupo conheceu propriedades que desenvolvem a fruticultura.

Formado por mobilizadores e representantes dos Sindicatos Rurais que ganham Prêmio de Mobilização – 2017, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), técnicos da instituição e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o grupo teve uma reunião de trabalho durante toda a manhã com representantes da FAEP. “Conhecer melhor como funciona a Federação e o SENAR de outro estado é muito importante. Compartilhamos nossas dificuldades e é neste momento que surgem novas ideias”, ressalta o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

Recebidos pelo assessor técnico da Faep, José Carlos Gabardo, os mato-grossenses também tiveram a oportunidade de compartilhar vários assuntos como números de treinamentos, forma de mobilização, papel dos supervisores, planejamento estratégico municipal (PEM), contribuição sindical e diversos outros. “Uma das novidades é que a partir de 2019 faremos o PEM semestralmente”, enfatiza Gabardo.

O técnico da FAEP Guilherme Diaz mostrou, em uma rápida palestra, os números da produção agrícola do Paraná. “Somos um grande produtor de soja, milho, frango, trigo e feijão”. Sobre a cadeia produtiva do Leite, Dias destacou que o Paraná tem um rebanho de cerca de 3 milhões de bovinos. “Destes pelo menos 1,6 em lactação. A nossa média é de 2,9 mil/litros/vaca/ano”. O técnico diz ainda que a maior parte da bovinocultura de leite é desenvolvida por pequenos agricultores.

Já no período da tarde, o grupo visitou uma propriedade produtora de uva e outra de morango. O pequeno produtor de morango Agnaldo Beger fez questão de mostrar a propriedade de cerca de seis hectares e falar sobre como produz o morango e todas as particularidades da cultura. Ele contou que vende sua produção num sistema diferente. “As pessoas visitam a propriedade pagam R$ 8 e podem consumir os morangos ao longo da visita. É assim que ganhamos a vida”.

O prêmio de mobilização do SENAR-MT tem como objetivo incentivar os sindicatos rurais a melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao homem do campo. Os sindicatos são os principais parceiros do SENAR-MT e responsáveis pela mobilização das turmas que participam dos treinamentos ofertados pela instituição.

 

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio