Sistema FAEP/SENAR-PR

G7 entrega propostas aos principais candidatos ao governo

Documento construído pelo grupo formado pelas sete entidades do setor produtivo busca o desenvolvimento sustentável no campo e na cidade

No dia 27 de agosto, os três principais candidatos ao governo do Paraná, melhores posicionados em pesquisas, Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Ratinho Júnior (PSD), receberam o documento “Políticas Estratégicas em Apoio ao Desenvolvimento do Paraná”, construído a partir das demandas do G7, composto pelas sete entidades do setor produtivo (FAEP, Fecomércio, Fiep, Ocepar/Feccopar, Faciap, Fetranspar e ACP). O evento ocorreu na sede do Sebrae, em Curitiba. Atualmente, a Ocepar é a entidade responsável pela coordenação do G7 (a coordenação muda a cada dois anos).

“Esse documento é uma pauta sugestiva, uma referência para o plano de governo dos candidatos. Engloba ações de diferentes áreas e setores para o desenvolvimento do Estado e um compromisso com o futuro”, destacou José Roberto Ricken, presidente da Ocepar e atual coordenador do G7.

Na mesma ocasião, além da entrega oficial do documento, os candidatos tiveram uma hora para apresentar ideias e propostas do seu plano de governo. O formado do evento foi bastante semelhante ao Encontro de Lideranças Sindicais, promovido pela FAEP no dia 13 de agosto, com a presença de 250 lideranças rurais, entre produtores, presidentes e representantes de sindicatos de todas as regiões do Paraná. No evento do G7, os candidatos destacaram propostas gerais para o Paraná, envolvendo as áreas da segurança, logística, educação, investimentos, emprego e, claro, agronegócio.

De forma unânime, os três candidatos reconhecem a importância do campo para a economia estadual. Tanto que os planos de governo contam com diversas propostas para o setor, inclusive a criação de um Grupo Estratégico ligado diretamente ao gabinete do governador, de modo a ter agilidade para criar as melhores condições de investimento no agronegócio, envolvendo todas as cadeias produtivas, desde a produção até a comercialização e industrialização.

“O evento promovido pelo G7 foi mais uma oportunidade para os candidatos destacarem suas propostas para o Estado. A gente fica feliz em saber que o agronegócio permeia muitas das ideias. É fundamental que o futuro governador saiba que poderá contar com o setor, assim como o setor precisa ter a certeza que poderá contar com o apoio do governo estadual”, destacou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Apresentação

A candidata Cida Borghetti foi a primeira a fazer a apresentação e destacou a necessidade de diálogo entre os setores público e privado. Inclusive, propôs o início imediato das reuniões mensais com o G7 para ouvir as contribuições das entidades do setor produtivo. “Entre nossas propostas está a realização de uma reunião mensal com o G7. Nestas ocasiões, os representantes poderão fazer suas reivindicações, pois o diálogo é o melhor caminho para o desenvolvimento”, destacou a atual governadora, propondo que a primeira reunião aconteça no dia 3 de setembro.

Na sequência, na sua apresentação, o deputado federal João Arruda destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura para alavancar a economia, como a construção de oito novos berços no Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, e valorização das ferrovias como alternativa de transporte. “Também precisamos melhorar a distribuição de energia elétrica no Estado, pois o setor produtivo conta com isso. Ainda, precisamos fortalecer a inovação rural e a segurança jurídica no campo”, afirmou Arruda.

O último a falar aos representes do G7 foi o deputado estadual licenciado Ratinho Júnior. O candidato falou da necessidade de o setor público auxiliar no desenvolvimento da iniciativa privada, para gerar emprego e renda para o Estado. Ainda, para realocar recursos em novos investimentos e agilizar os processos, Ratinho prometeu que irá cortar pela metade o número de secretarias. “É preciso reduzir a máquina pública para dar mais velocidade aos processos. Temos que criar um ambiente propício para trazer investimentos para o Paraná”, disse.

O documento “Políticas Estratégicas em Apoio ao Desenvolvimento do Paraná” está disponível no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (www.sistemafaep.org.br), no link Serviços.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio