Sistema FAEP/SENAR-PR

Fundepec solicita medidas de apoio à Adapar

Nesta reta final para a conquista do status de área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação necessário que a Agência tenha condições de executar as ações

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, na condição de presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Paraná (Fundepec), encaminhou, no dia 16 de outubro, um ofício à governadora Cida Borghetti solicitando medidas de apoio à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Segundo o documento, desde que foi criada em 2011, a Adapar tem alcançado resultados concretos, que se refletem no reconhecimento da qualidade dos produtos oriundos do agronegócio paranaense. Esse papel de guardiã das sanidades animal e vegetal do Estado ganha importância adicional no horizonte que se avizinha com o pleito paranaense de se tornar Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

Essa medida colocaria os produtos paranaenses – não apenas a carne bovina, mas principalmente a suína e demais proteínas animais – em um outro patamar de qualidade, acessando mercados que remuneram melhor, mas que hoje fecham as portas para os nossos produtos. Este pleito do agronegócio paranaense já foi referendado pelo governo do Estado, em oficio encaminhado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no qual comunica o desejo do Paraná de suspender a vacinação após etapa de maio de 2019.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio