Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 27/08/2018 - 16h43
Postado em Destaques, Notícias, Suinocultura

27/08/2018 16h43 - Postado em Destaques, Notícias, Suinocultura

FAEP lidera a organização para promover bem-estar na suinocultura

Produtores, cooperativas, agroindústrias, poder público e pesquisadores para contribuir com a Portaria 195, que irá exigir adequações no setor

O aumento no nível de exigência dos consumidores, brasileiros e estrangeiros, faz com que o bem-estar animal seja uma tendência irrefreável em todos os segmentos da pecuária. Um dos avanços mais recentes nesse sentido no Brasil afeta a rotina dos suinocultores. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu uma consulta pública sobre a Portaria 195, que visa gerar uma Instrução Normativa para regulamentar a questão no país. O texto, publicado em Diário Oficial no dia 10 de julho de 2018, permite que os interessados em participar da construção desse documento possam contribuir até o dia 10 de outubro (saiba mais no box na página 7).

Ouça abaixo a matéria de rádio sobre o assunto:

Baixar áudio

No Paraná, a FAEP está liderando os debates por meio da organização de representantes dos produtores, cooperativas, agroindústrias, poder público e pesquisadores. O objetivo é construir uma regulamentação sólida sobre o bem-estar animal. A médica veterinária Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, enfatiza a importância da união de todos os elos da cadeia produtiva na elaboração de um marco regulatório com relação ao tema. “A partir do momento que bater o martelo e se tornar Lei, vamos ter que cumprir. Temos que analisar todos os pontos, questionar, entender o porquê de se atender ou não e argumentarmos, para caminharmos na direção certa da melhoria da cadeia como um todo”, explica.

O médico veterinário Cleandro Pazinato Dias, membro do grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em bem-estar animal e sistemas produtivos de suínos, analisa que esse é um momento fundamental para a suinocultura brasileira. “Como é a primeira vez que veio a público, a portaria traz várias oportunidades de melhoria, porque quando você escreve um texto com esse caráter é preciso evitar dupla interpretação. Ou seja, tem que ser claro, ter condições de ser aplicado no campo. E nós vemos um esforço gigantesco das entidades neste sentido. O trabalho da FAEP, que está liderando esse movimento, é para se chegar ao melhor texto possível”, diz Dias.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Título da Postagem: FAEP lidera a organização para promover bem-estar na suinocultura

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom