Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/09/2018 - 17h01
Postado em Destaques, Soja

19/09/2018 17h01 - Postado em Destaques, Soja

Consulta pública ouve produtores sobre vazio sanitário da soja

Semeadura após 31 de dezembro pode ser permitida desde que obedecidas alguns critérios

Os produtores rurais do Paraná tem até o dia 02 de novembro deste ano para participar da Consulta Pública aberta pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) sobre a portaria nº 264, de 17 de setembro de 2018, que trata do vazio sanitário da soja.

A proposta irá substituir a Portaria nº 202/2017 atualmente em vigência, que define a data limite para semeadura, requisitos para cultivo extemporâneo (fora de época) de soja e outras medidas de controle da ferrugem asiática no Paraná.

A principal alteração trazida no texto se refere à semeadura da oleaginosa após a data de 31 de dezembro, para qualquer finalidade. Esta prática passa a ser permitida desde que sejam cumpridos uma série de requisitos, dentre eles:

  • Inscrição da propriedade, do produtor e do Eng. Agrônomo responsável técnico no sistema da Rede de Informações de Defesa Agropecuária (REIDA).
  • Apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com plano de monitoramento e controle fitossanitário com limitação de duas aplicações por ciclo da cultura com fungicidas multissítios do grupo carboxamidas.
  • Inscrição da Unidade de Produção, incluindo número da ART no Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV).
  • Uso de agrotóxicos a partir da emissão de todas as receitas agronômicas exclusivamente por seu responsável técnico, diretamente no Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (SIAGRO).

Caso não seja possível atender os requisitos acima mencionados, os campos de cultivo extemporâneos devem ser destruídos. A proposta também estabelece os limites máximos de infecção por ferrugem asiática. Acima destes limites os cultivos deverão ser dessecados para colheita.

A proposta de texto da Portaria 264/2018 pode ser lida na íntegra no site: http://www.adapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=328

Título da Postagem: Consulta pública ouve produtores sobre vazio sanitário da soja

imprensa@faep.com.br