Sistema FAEP/SENAR-PR

Consulta pública ouve produtores sobre vazio sanitário da soja

Semeadura após 31 de dezembro pode ser permitida desde que obedecidas alguns critérios

Os produtores rurais do Paraná tem até o dia 02 de novembro deste ano para participar da Consulta Pública aberta pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) sobre a portaria nº 264, de 17 de setembro de 2018, que trata do vazio sanitário da soja.

A proposta irá substituir a Portaria nº 202/2017 atualmente em vigência, que define a data limite para semeadura, requisitos para cultivo extemporâneo (fora de época) de soja e outras medidas de controle da ferrugem asiática no Paraná.

A principal alteração trazida no texto se refere à semeadura da oleaginosa após a data de 31 de dezembro, para qualquer finalidade. Esta prática passa a ser permitida desde que sejam cumpridos uma série de requisitos, dentre eles:

  • Inscrição da propriedade, do produtor e do Eng. Agrônomo responsável técnico no sistema da Rede de Informações de Defesa Agropecuária (REIDA).
  • Apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com plano de monitoramento e controle fitossanitário com limitação de duas aplicações por ciclo da cultura com fungicidas multissítios do grupo carboxamidas.
  • Inscrição da Unidade de Produção, incluindo número da ART no Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV).
  • Uso de agrotóxicos a partir da emissão de todas as receitas agronômicas exclusivamente por seu responsável técnico, diretamente no Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná (SIAGRO).

Caso não seja possível atender os requisitos acima mencionados, os campos de cultivo extemporâneos devem ser destruídos. A proposta também estabelece os limites máximos de infecção por ferrugem asiática. Acima destes limites os cultivos deverão ser dessecados para colheita.

A proposta de texto da Portaria 264/2018 pode ser lida na íntegra no site: http://www.adapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=328

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio