Sistema FAEP/SENAR-PR

Após o curso Herdeiros do Campo, jovens dão início às suas próprias lavouras

Resultado do curso para família de Prudentópolis foi a geração mais renda no campo e a permanência de jovens no meio rural

A sucessão familiar rural é uma das grandes preocupações da classe produtora. Preparar as novas gerações para que possam assumir o comando da propriedade quando a idade chegar e faltarem forças para o trabalho não é tarefa simples. Mas quanto antes começar, mais tranquilo será o processo.

Para facilitar esta transição, o SENAR-PR criou o curso Herdeiros do Campo, que tem como objetivo preparar produtores e herdeiros para planejarem, juntos, a sucessão familiar. Com duração de 42 horas, distribuídas ao longo de cinco encontros, o curso se apoia no tripé: Propriedade, Família e Empresa. Condição obrigatória para participar do programa é que duas gerações façam o curso juntas (pai e filha, mãe e filho, sogro e genro, etc.).

Em algumas situações a mudança de comportamento acontece logo após a conclusão do último encontro. Foi o que aconteceu com uma turma do Herdeiros do Campo realizada em Prudentópolis, na região Sudeste, em parceria com a empresa Souza Cruz. Motivados pelo programa, os filhos dos fumicultores já fizeram pedidos individuais de mudas para a empresa para iniciarem seus próprios negócios.

Um deles foi o jovem Bruno Willian Pontarolo, de 18 anos, que já solicitou à empresa 25 mil mudas de tabaco em seu nome para começar a própria lavoura. “O curso trouxe bastante informação, como a importância do diálogo, do planejamento. Gostei muito”, avalia.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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