Sistema FAEP/SENAR-PR

Zoneamento agrícola orienta o plantio de soja

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na última sexta-feira, dia 29, estudo de risco climático para o plantio de soja em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os melhores períodos para semeadura, as variedades mais indicadas e a lista de municípios que poderão produzir o grão foram listados nas portarias 265 a 280 publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o zoneamento, a precipitação pluvial, a temperatura do ar e o período de luz útil a que a plantação é submetida têm grande influência no desenvolvimento da cultura. O grão cresce bem em temperaturas ambientes de 20ºC a 30ºC. A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da cultura: na germinação e na floração.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para plantar a oleaginosa em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

Fonte: Mapa

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio