Sistema FAEP
Campo arado com terra saliente demonstrando terra nua. Ao fundo, árvores e algumas plantações.

VTN: prazo para declarar vai até 29 de setembro | Campo & Cia #161

O Valor da Terra Nua (VTN) do Paraná, mais caro do país, é o índice pelo qual são definidos os preços médios, que servem como referência para negociações nos municípios

Os produtores rurais têm até o dia 29 de setembro para realizar a Declaração do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). Para isso, precisam saber qual é o Valor de Terra Nua (VTN). Por isso, a Receita Federal do Brasil (RFB) publicou, no dia 8 de agosto, a Instrução Normativa 2151/2023, que define o prazo para a declaração do VTN, referente ao exercício de 2023. Este é o assunto do Campo&Cia dessa semana, que recebe como convidada Edivânia Picolo, do Departamento Jurídico do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Confira os detalhes no programa de hoje, disponível no player a seguir:

O Valor da Terra Nua é o preço de terras, entendido como o valor do solo com sua superfície e a respectiva mata, floresta e pastagem nativa ou qualquer outra forma de vegetação natural. Por meio desse índice são definidos os preços médios, que servem como referência para negociações nos municípios.

A partir de 2005, com a implementação da Lei 11.250/2005, houve uma transferência da União para os municípios da autoridade para supervisionar e coletar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) por meio de acordos de cooperação. Além das responsabilidades referentes à cobrança, lançamento e monitoramento do imposto, cabe às administrações municipais a tarefa de informar o Valor da Terra Nua (VTN) local.

add_circle

Mais informações

Em caso de dúvidas, o produtor rural pode procurar o sindicato rural local ou o Departamento Jurídico da FAEP no telefone (41) 2169-7947.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio