Sistema FAEP/SENAR-PR

Venda de máquinas agrícolas aumentou 12,7% em 2018

Mais de 47,8 mil unidades foram vendidas pela indústria, revelou a Anfavea

Um balanço divulgado na terça-feira (8) pela A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou que a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias terminou 2018 com uma expansão de 12,7% em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, mais de 47,8 mil unidades foram comercializadas no ano passado, ante 42,4 mil que haviam sido vendidas em 2017. Outro dado positivo é que dezembro terminou com um crescimento ainda maior nas vendas, em relação a novembro: avanço de 18,3%, ultrapassando a casa de 4,4 mil máquinas negociadas pela indústria.

“O crescimento das vendas de caminhões e máquinas agrícolas indica a recuperação da economia brasileira. (…) O balanço da produção também foi positivo, mesmo com a redução nas exportações”, avaliou o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

A Anfavea apontou que a produção de máquinas agrícolas também aumentou. Foram 65,7 mil unidades produzidas no ano passado, o que representa um avanço de 23,8% em relação às 53 mil unidades montadas em 2017. Em dezembro, no entanto, a indústria tirou o pé do acelerador: montou 5,6 mil unidades, ante 6,5 mil que haviam sido produzidas em novembro.

Já as exportações fecharam 2018 em queda. Foram 12,7 mil máquinas vendidas a outros países, o que representa uma queda de 9,1% em relação às mais de 14 mil unidades comercializadas em 2017. A Anfavea atribui a redução à crise da Argentina que costuma ser um dos grandes importadores do Brasil.

 

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio