Sistema FAEP/SENAR-PR

Veja o que muda na CLT com a aprovação da Reforma Trabalhista

Atualização da legislação brasileira promove maior flexibilidade na relação empregador-empregado

A Reforma Trabalhista aprovada no dia 11 de julho pelo Senado faz uma ampla revisão da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Criada por decreto em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954), a CLT regulamenta as relações trabalhistas no país.

Com a medida, a negociação entre empresas e trabalhadores prevalecerá sobre a lei em pontos, como parcelamento das férias, flexibilização da jornada, participação nos lucros e resultados, intervalo de almoço, plano de cargos e salários e banco de horas.

A reforma vai modernizar a legislação trabalhista, promovendo maior flexibilidade nas modalidades de contratação e demissão, assim como ao dar mais poder para a negociação entre sindicato e empresa, que poderão a partir de agora se sobrepor à CLT. Já FGTS, salário mínimo, 13.º salário, seguro-desemprego, benefícios previdenciários e licença-maternidade não poderão ser negociados.

A aprovação do texto, uma das principais bandeiras de Temer, foi uma vitória do governo, que enfrenta denúncias de corrupção. A sessão no Senado foi tumultuada. Senadoras contrárias à reforma ocuparam a mesa diretora da Casa. O presidente Eunício Oliveira chegou a mandar cortar a energia, o que deixou o plenário às escuras. Após mais de 11 horas de sessão, marcada por uma série de tumultos, a reforma foi aprovada sem emendas.

Leia a matéria completa com as principais mudanças na Lei.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio