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Vegetação nativa ocupa 30% do território do Paraná

Estudo com base em imagens de satélite indica que o Estado possui 5,8 milhões de hectares de florestas nativas e mangues preservados

A vegetação nativa ocupa um total de 30,3% do território paranaense, segundo estudo técnico-científico do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) realizado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A pesquisa teve como base a análise de imagens de satélite (Landsat/OLI), vinculadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um procedimento que todos os proprietários rurais precisam cumprir até o dia 31 de dezembro deste ano, que inclui o preenchimento de dados detalhados dos imóveis rurais, como a geolocalização exata das áreas de preservação.

Segundo o levantamento, o Paraná possui 5,8 milhões de hectares (30,13% de sua área total) de vegetação nativa somados Floresta Nativas e Mangues. As outras partes mapeadas mostram que 12,8 milhões de hectares (66,51%) são de áreas antrópicas (pastagem, agricultura e reflorestamento), 378,6 mil hectares (1,96%) de lâminas d’água e 270,3 mil hectares (1,40%) de áreas urbanas. Ao todo, o território paranaense soma 19,9 milhões de hectares.

De acordo com o IAP, a classificação de uso das áreas do Estado está de acordo com as classes estabelecidas para análise dos cadastros realizados junto ao CAR. Como o prazo para enviar as informações ao Cadastro termina no final do ano, ainda haverá uma correção desses números. A variação, no entanto, não deve ser grande, já que até 31 de julho deste ano o Paraná já tinha cadastrado 412,7 mil imóveis rurais e 16,8 milhões de hectares.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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