Sistema FAEP/SENAR-PR

Valor de referência do leite sobe em maio

Variação positiva foi registrada em quase todos os itens que compõem o mix de produtos analisados

A desvalorização do Real frente ao Dólar favoreceu os preços do leite em pó no mercado interno. Os preços deste produto estão se recuperando, chegando próximo aos mesmos patamares dos anos anteriores. Situação semelhante se aplica a outros derivados de leite, com destaque para os leites UHT, pasteurizado e spot. Esta e outras informações referentes à cadeia de lácteos estiveram em discussão na reunião do Conseleite Paraná, realizada no dia 21 de maio, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba. O colegiado – composto por representantes da indústria e dos produtores – se reúne mensalmente na capital paranaense para discutir os preços de referência para a cadeia produtiva do leite.

De acordo com o professor José Roberto Canziani, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entidade responsável pela metodologia de cálculo para o valor de referência, no primeiro decêndio de maio houve aumento nos preços. A variação positiva foi registrada em quase todos os itens que compõem o mix de produtos analisado (queijos, requeijão, iogurte, creme de leite, etc.).

Na variação entre o primeiro decêndio de abril e o primeiro decêndio de maio, o valor de referência do leite subiu quase oito centavos (veja a tabela abaixo). Em percentual, a variação entre os dois meses foi de 7,14%.

“Em termos nominais, 2019 segue ganhando dos anos anteriores, mas se considerar a inflação o cenário muda. Nesse caso os valores dos meses de março, abril e maio ficam abaixo dos registrados nos anos anteriores”, explica Canziani.

 

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio