Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 05/05/2017 - 16h46
Postado em Destaques, Febre Aftosa

05/05/2017 16h46 - Postado em Destaques, Febre Aftosa

Vacinação contra a aftosa ocorre até dia 31 de maio

Produtores paranaenses devem vacinar animais com até 24 meses. Retirada gradual da vacina no país começa em 2019

A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa começou no dia 1.º de maio no Paraná e em mais 21 estados e o Distrito Federal. No Estado, a primeira etapa prevê a imunização de 4,1 milhões de animais com até 24 meses. O restante do rebanho deve ser vacinado em novembro. A compra e a aplicação da vacina ficam por conta dos produtores, que precisam comprovar a imunização até o dia 31 de maio, nesta primeira etapa.

A comprovação pode ser feita via site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (adapar.pr.gov.br) ou diretamente em uma unidade do órgão. Pela internet, para validar a imunização, a vacina aplicada precisa ter sido cadastrada pelo revendedor, para comprovar a venda, e o proprietário do rebanho comprovar a aplicação do medicamento. Nas unidades da Adapar, o produtor precisa levar duas vias do comprovante de vacinação e da atualização cadastral e a nota fiscal da compra da vacina.

Desde 2005 não há registro da circulação do vírus no Paraná. O governo do Estado busca o reconhecimento e área livre de aftosa sem vacinação. “Estamos desde 2005/06 sem nenhum registro da circulação do vírus ou manifestação de enfermidade em nosso território, e nos preparando para buscar este reconhecimento junto ao Ministério da Agricultura”, afirma Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Leia a matéria completa aqui.

Título da Postagem: Vacinação contra a aftosa ocorre até dia 31 de maio

imprensa@faep.com.br