Sistema FAEP/SENAR-PR

Uma estratégia para o leite | BI no Rádio #130

Produtores de leite da região Sul do país se unem para elevar a competitividade do produto nacional

A bovinocultura de leite tem grande importância no Paraná. Além de ser uma atividade pujante economicamente, ela representa um forte papel social, uma vez que está presente nos 399 municípios do Estado, contribuindo para a geração de renda em pequenas propriedades rurais.

Apesar da sua importância, trata-se de um segmento que enfrenta uma série de dificuldades, dentro e fora da porteira. Uma das batalhas mais recentes do setor foi contra a importação maciça de produtos lácteos dos países do Mercosul que concorriam com os produtos brasileiros de forma desleal.

Recentemente Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB), entidade que representa o setor lácteo dos três Estados da região Sul do Brasil, apresentou, em Curitiba, o “Plano de Desenvolvimento da Competividade Global do Leite Sul-Brasileiro”, que, em linhas gerais, pontua os objetivos que devem ser cumpridos para que o leite brasileiro possa chegar até os mercados internacionais.

Para tratar desse assunto, os entrevistados desse episódio são Ronei Volpi, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, e o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Eduardo Lucacin.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio