Sistema FAEP/SENAR-PR

Um novo frango a caminho?

Um novo tipo de frango, para ser comercializado no Japão, pode estar prestes a nascer e terá um dedinho brasileiro envolvido nesta novidade. A proposta foi da indústria japonesa Eco Heads Corp., que procurou os pesquisadores da Embrapa Súinos e Aves, de Concórdia (SC) nesta semana, para tratar do assunto.

"Foi um contato importante e a possibilidade de desenvolvimento de um novo produto foi aberta", disse o pesquisador Elsio Figueiredo, da Embrapa, após reunir-se com o diretor presidente da Eco Heads, Tadashi Shimizu. Segundo Figueiredo, o objetivo da parceria é gerar um novo tipo de frango que teria material genético japonês e brasileiro.

"No Japão existe uma espécie de frango colonial chamado jidori. A ideia é utilizar 50% da linhagem desse produto, com mais 50% do material genético da Embrapa e criar uma nova espécie do animal", explica o analista da área de Transferência de Tecnologia, Marcio Saatkamp.

A proposta partiu dos japoneses, que buscam alternativas para solucionar os problemas causados pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram a costa nordeste do país, em março de 2011. As consequências do desastre foram tão devastadoras que a produção de frangos foi afetada.

Com a falta do produto, os preços subiram significativamente. "Eles estão com produtos em falta e com um preço elevado. Então, decidiram buscar fora do Japão alguma ajuda para melhorar a produção e optaram pelo Brasil por ser um grande exportador de frangos", explica Saatkamp.

Para confirmar a realização do trabalho conjunto, o presidente da empresa levou um documento com tudo que foi discutido na reunião. Caso a parceria seja fechada, o frango com material genético japonês e brasileiro será desenvolvido na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), e uma terceira empresa, também do Brasil, fará a multiplicação do novo frango.

Fonte: Globo Rural

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio