Sistema FAEP/SENAR-PR

Um caminho para os lácteos | Campo & Cia 197

Programa dessa semana conta com participação de Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, que fala sobre os desafios para a cadeia leiteira

A cadeia de lácteos e um plano para o futuro da atividade entram em pauta no Campo & Cia 197. A convidada dessa semana é Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico e Econômico da entidade. Entre os temas abordados na atração estão o “Plano de Desenvolvimento da Competividade Global do Leite Sul-Brasileiro”, da Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB), o “censo do leite” e mudanças na Comissão Técnica (CT) de Bovinocultura de Leite.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player abaixo:

Esses assuntos foram tema de uma reunião da CT de lácteos, realizada no dia 28 de maio, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR. Na ocasião, os integrantes do grupo tiveram a chance de conferir uma apresentação da ALSB do plano, que aponta para a necessidade de a região Sul concentrar esforços, ao longo dos próximos anos, em superar dois desafios: atingir um padrão máximo de eficiência e acessar o mercado externo de forma considerável.

O plano é resultado de nove anos de debates e ideia surgidas ao longo de reuniões da ALSB. Alguns alertas fizeram com que os elos da cadeia produtiva se mobilizassem. O primeiro deles diz respeito à estagnação da produção. Entre 2000 e 2014, a produção de leite no Sul aumentou 104%, chegando a 25 bilhões de litros processados pela indústria. Desde então, no entanto, a produção vem andando de lado. Além disso, nos últimos anos, o setor tem enfrentado sucessivas crises. A mais recente, relacionada à importação maciça de leite de países do Mercosul.

Mudanças na CT da FAEP

A reunião da CT, no último dia 28, também marcou a posse dos novos dirigentes da CT de Bovinocultura de Leite da FAEP. Eduardo Lucacin, médico veterinário e produtor em Mariluz, assume a presidência, e Roger van der Vinne, médico veterinário e produtor em Carambeí, a vice-presidência. Além disso, a composição do colegiado ganhou novos membros, com destaque para um aumento significativo na representação feminina. Antes, havia apenas uma mulher no grupo, agora são sete.

Após 30 anos à frente da CT, Ronei Volpi deixa o cargo e passa a ser consultor do colegiado, com intuito de ajudar na transição dos novos dirigentes. Volpi é reconhecido como uma grande liderança do setor de leite no Paraná e no Brasil. Ele foi um dos idealizadores do Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite-PR), primeiro colegiado do tipo no país, e teve papel fundamental na criação da Aliança Láctea Sul-Brasileira, que reúne representantes dos três Estados da região. Atualmente, Volpi é presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio