Sistema FAEP/SENAR-PR

Trigo: Mercado brasileiro segue com preços firmes

As cotações de trigo, tanto no mercado de balcão (preços pagos ao produtor) quanto no de lotes (mercado disponível), continuam firmes. Segundo pesquisadores do Cepea, de modo geral, a demanda de moinhos está baixa; mas vendedores estão retraídos, visto que não têm necessidade de caixa neste momento. No Brasil, de acordo com a Conab, o consumo de trigo está estimado em 12,209 milhões de toneladas. Com a produção brasileira de 5,903 milhões de t, ainda será necessário importar 6,650 milhões de t.

Quanto ao mercado doméstico de derivados, os preços das farinhas continuam reagindo, devido à valorização do trigo em grão e à necessidade de mesclar o produto nacional com o importado, sendo que este último está chegando mais caro aos moinhos, por causa do dólar valorizado. Em relação às vendas, moinhos informaram que compradores só estão adquirindo a quantidade necessária para suprir a demanda de curto prazo, pois se retraíram com a valorização das farinhas.

Fonte: Cepea

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio