Sistema FAEP

Top 10 dos cursos do Sistema FAEP | Campo & Cia 207

Entidade realizou mais de 8,6 mil cursos em 2023 e sindicatos rurais são agentes fundamentais nesse processo. Conheça mais sobre o funcionamento da mobilização de cursos

O Sistema FAEP mobilizou mais de 8,6 mil cursos em 2023, um aumento de 14,5% em relação a 2022. Esse número reflete o trabalho de diversos elos da entidade, entre eles os sindicatos rurais. Destaque para quatro novas cidades que entraram na lista das 10 instituições que mais realizaram treinamentos: Irati, Nova Londrina, Cornélio Procópio e Cascavel. Quem detalha esses dados no Campo & Cia dessa semana é Henrique Gonçalves, do Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle do Sistema FAEP.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Essa lista de dez sindicatos que mais promoveram cursos não tem intenção de estabelecer uma competição entre as entidades. O Sistema FAEP destaca que o rol se baseia apenas em aspectos quantitativos e que há outros fatores que influenciam a mobilização de capacitações, como a dimensão dos municípios, a vocação agropecuária da localidade, os tipos de cadeias produtivas estruturadas na região e a presença de agroindústrias no entorno.

No programa de rádio, Gonçalves detalha como funciona o processo de mobilização dos cursos, destacando o papel dos mobilizadores nos sindicatos. A atuação desses profissionais é comparada à de vendedores, que levam as soluções necessárias aos produtores e trabalhadores conforme as demandas. “Quem está lá na ponta é o ‘vendedor’, que leva aquilo que nosso cliente está precisando, mas percebendo a necessidade de atender a novas demandas, na prospecção daquilo que o produtor precisa”, aponta.

Henrique Gonçalves lembrou que os interessados nos cursos do Sistema FAEP devem procurar o sindicato rural mais próximo para fazer contato e detalhar os interesses nos treinamentos da entidade. “Uma novidade importante que adotamos é que conseguimos fazer com que todos os cursos possam ser agendados diariamente, sendo que a data de agendamento e a data de início tenha que ter sete dias úteis, promovendo mais agilidade e rapidez nesse sentido”, completou.

O convidado do programa convidou a todos os atores envolvidos nos processos dos cursos a celebrar uma importante marca, atingida com antecedência, na comparação com os anos anteriores. “No ano passado, superamos a marca de 100 mil participações na segunda quinzena de setembro. Nesse ano, viramos o mês de julho para agosto com essa mesma marca alcançada. Conseguimos um volume maior de participantes nos cursos, significa atendimento melhor, esforço de mobilização e capilaridade, porque temos demandas distribuídas em todos os municípios e sindicatos do Paraná”, festejou.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio