Sistema FAEP/SENAR-PR

Tempo seco faz plantio do trigo avançar em ritmo lento

Até agora, apenas 7% das áreas destinadas ao trigo foram semeadas no Paraná, índice mais baixo desde 2009

A presença de um bloqueio atmosférico que impedia a passagem de frentes frias manteve o tempo seco desde o final de abril em grande parte do país. Com as chuvas abaixo da média e o déficit na disponibilidade hídrica do solo, a área de semeadura do grão chega a registrar um atraso de 33% em comparação à safra de 2016/17.

Até agora, apenas 7% das áreas destinadas ao trigo foram semeadas no Paraná. De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), este deve ser o menor percentual para esta época do ano desde 2009. Ainda assim, a previsão do retorno das chuvas a partir deste fim de semana, deixa os agricultores, que vinham plantando no pó, mais otimistas.

Chuva volta na segunda metade de maio

Segundo a Somar Meteorologia, a segunda quinzena de maio deve ser marcada por chuvas mais frequentes. A primeira frente fria deve romper o bloqueio atmosférico entre esta sexta e sábado (12), e deve trazer acumulados significativos para o oeste paranaense, aonde algumas das principais áreas produtoras chegaram a registrar quase 50 dias sem precipitação.

Fonte: Jornal do Tempo

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio