Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 30/05/2017 - 16h24
Postado em Destaques, Faep, Tecnologia

30/05/2017 16h24 - Postado em Destaques, Faep, Tecnologia

Subsídio cria rastro de bioenergia na Itália

Com apoio financeiro do poder público, propriedades no país europeu investem na construção de usinas de biogás para viabilizar o negócio no campo

Nas últimas duas décadas, os subsídios fornecidos pelo poder público criaram um rastro de investimentos em energia renovável na Itália. De Norte a Sul do país que fez parte da última etapa da viagem técnica organizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, propriedades rurais apostam na construção de usinas de biogás e outras formas de bioenergia para viabilizar o negócio. E, inclusive, segurar os herdeiros no campo, problema também enfrentado no Brasil.

Uma linha de financiamento específica para produtores de até 30 anos disponibiliza 50 mil euros, dependendo do projeto, a fundo perdido.

O subsídio estatal, literalmente, evitou que a Fazenda La Bellotta, em Turim, fechasse as portas. Após trabalhar no vermelho entre 1998 e 2010, em função da doença Vaca Louca que atingiu em cheio a pecuária europeia, a propriedade de 400 hectares investiu 5 milhões de euros na construção de uma usina de biogás, com capacidade para dois megawatts – atualmente produz metade – e duas plantas fotovoltaicas.

Para ler a reportagem completa Clique Aqui

Título da Postagem: Subsídio cria rastro de bioenergia na Itália

imprensa@faep.com.br