Sistema FAEP/SENAR-PR

SOJA: Preço nominal é o maior desde 2012

Na última sexta-feira (13) indicador CEPEA-Esalq atingiu R$ 81,57/saca

Com demanda aquecida e produção da safra 2015/16 reajustada para baixo, os valores da soja e do farelo seguem em forte alta no Brasil. Na sexta-feira, 13, o Indicador CEPEA/ESALQ (média Paraná) atingiu R$ 81,57/saca de 60 kg, o maior patamar nominal desde setembro de 2012. Em termos reais, é o maior desde 14 de janeiro deste ano (valores foram atualizados pelo IGP-DI).

Quanto ao farelo, na média das praças acompanhadas pelo Cepea, os preços subiram expressivos 5,6% entre 6 e 13 de maio. O clima desfavorável à cultura no principal período de desenvolvimento do grão foi o principal motivo para esse cenário. Nesse contexto, vendedores brasileiros estão retraídos, negociando apenas lotes pontuais e no aguardo de valores ainda maiores no segundo semestre. Os compradores de farelo também passaram a adquirir o produto em pequenos volumes, à espera de um recuo nos valores para voltar a negociar quantidades maiores.

(Fonte: Cepea)

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio