Sistema FAEP/SENAR-PR

Soja: mercado recua novamente em Chicago nesta quarta-feira

Ainda de olho nas chuvas na Argentina, Bolsa de Chicago acumula treceiro pregão em baixa

Na Bolsa de Chicago, os futuros da soja voltam a recuar nesta quarta-feira (14) e já acumulam três pregões de baixa. Por volta de 7h40 (horário de Brasília), o recuo dos principais contratos variava de 4,75 a 5 pontos, com o janeiro/17 – que ainda é o vencimento mais negociado – valendo US$ 10,23 por bushel. Enquanto isso, o maio/17 era cotado a US$ 10,43.

De acordo com analistas internacionais, o mercado internacional passa a ser pressionado pelas melhores condições de clima na Argentina, com a chegada de algumas chuvas em importantes regiões produtoras do país. As previsões, portanto, acabam tirando parte do prêmio de risco climático que vinha sendo construído no mercado. E a chegada dessas precipitações é ainda mais importante neste momento, uma vez que as temperaturas começam a se mostrar mais altas e, já neste final de semana, podem superar os 37ºC, ainda segundo as últimas previsões.

Já no Brasil, as condições de clima são muito favoráveis e permitem um bom desenvolvimento das lavouras em praticamente todas as áreas e os problemas são pontuais e limitados nesta temporada 2016/17.

A demanda, por outro lado, se mantém no radar dos traders e ainda atuando como suporte para as cotações na CBOT. A demanda interna norte-americana, inclusive, segue também forte e contribuindo como outro fator de sustentação para a commodity. As margens de esmagamento são positivas no país, o consumo de derivados é bom e também permite um fôlego dos negócios na CBOT. A confirmação desse quadro deverá chegar no novo reporte mensal da NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA).

Fonte: Notícias Agrícolas

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio