Sistema FAEP

Sistema FAEP promove transformação digital nos colégios agrícolas

Mais de 7,4 mil alunos participaram do primeiro ano do Programa Agropecuária 2030, iniciativa que leva inovação e cria oportunidades para as futuras gerações do campo

O Programa Agropecuária 2030, parceria entre o Sistema FAEP e o governo do Estado, completou um ano de atuação nos 26 colégios agrícolas do Paraná. Entre outras ações, a iniciativa oferece módulos (Mecanização Agrícola, Agricultura de Precisão [AP], Drones Agrícolas e Pecuária) sobre tecnologia e inovação na agropecuária para os estudantes, introduzindo conceitos e disciplinas que vão além da grade curricular tradicional. Neste primeiro ano, mais de 7,4 mil alunos passaram pelo programa, totalizando 439 módulos. A parceria se estenderá por mais quatro anos, que podem ser prorrogados.

Além das formações, o Sistema FAEP entregou 530 aparelhos de última geração para os colégios agrícolas, como GPS’s portáteis, GPS’s agrícolas, tablets, amostradores de solo, fluxômetros e termohigroanemômetros, kits de ordenha, de aplicação de agroquímicos e de perdas, drones e penetrômenos de solo. Ao todo, os investimentos na iniciativa somam R$ 3,2 milhões.

O programa está conectando os alunos às mais modernas tecnologias e conceitos aplicados à agropecuária. Com essa abordagem inovadora, os alunos têm a oportunidade de ingressar na era digital e acompanhar as mudanças no campo, impulsionando o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

De acordo com Renato Gondin, coordenador técnico dos colégios agrícolas na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), o programa proporciona tecnologia de ponta na formação dos alunos. Ele ressalta, ainda, que a integração promovida pela parceria com o Sistema FAEP tem sido o motor de transformação nas instituições.

Além dos módulos profissionalizantes e dos equipamentos fornecidos, o apoio da entidade possibilitou a reformulação da matriz curricular e o incentivo à iniciação científica e à robótica por meio das categorias do Programa Agrinho voltadas aos colégios agrícolas.

“Por meio da parceria, os alunos têm uma formação profissional integrada, de forma moderna e prática, preparando para as exigências do mercado de trabalho, além de oferecer oportunidades concretas em áreas em crescimento e relacionadas à tecnologia. Hoje, são mais de 10 mil alunos impactados, direta ou indiretamente, pois o programa transforma toda a comunidade escolar”, avalia Gondin.

Com o Programa Agropecuária 2030, os dirigentes dos colégios agrícolas observaram um aumento no interesse dos alunos em seguir carreira profissional no setor agropecuário e de retornar às propriedades rurais da família. Essa tendência fortalece a sucessão rural, com os jovens trazendo inovações e melhorias para os negócios familiares.

Projetos inovadores

Os módulos do Programa Agropecuária 2030 são destinados aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, mas os equipamentos recebidos pelos colégios agrícolas estão à disposição de todos os estudantes e professores. Segundo Dayane de Andrade Oliveira Paulino, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Arapoti, na região dos Campos Gerais, a iniciativa trouxe melhorias para a infraestrutura da instituição, possibilitando o desenvolvimento de diversos projetos.

“Nosso colégio era defasado, com carência de equipamentos. O programa trouxe a tecnologia que faltava, integrando e ampliando o conhecimento técnico oferecido pelo colégio. Foi uma novidade bem recebida por todos”, conta.

Para os alunos do 3º ano, os módulos do Agropecuária 2030 são mais uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento de trabalhos da disciplina “Projetos Integradores”, uma novidade da matriz curricular, cuja reformulação também contou com a parceria do Sistema FAEP. Um deles, o da campânula automatizada da granja de aves, equipamento essencial para manter a temperatura adequada dos pintainhos, está em pleno desenvolvimento graças aos ensinamentos e equipamentos do Programa Agropecuária 2030. Nos primeiros estágios de vida, os frangos não conseguem regular sua própria temperatura, tornando o uso do dispositivo indispensável na avicultura.

Professora Talita Rafaela Lima acompanha os alunos do Colégio Agrícola de Arapoti em diversos projetos na área de robótica

“Antes, precisávamos de um funcionário para ligar e desligar o equipamento todas as vezes. Isso causava problemas, principalmente em feriados e finais de semana. Agora, o processo é automatizado, resultado do trabalho dos próprios alunos”, observa Talita Rafaela Lima, professora do Colégio Agrícola de Arapoti.

“O intuito é ajudar o produtor na redução dos custos com energia, manutenção e mão de obra. Foi uma ideia incrível, pois agora podemos controlar totalmente a temperatura do ambiente das aves, sendo possível a instalação do equipamento em ventiladores também”, destaca Carlos Augusto de Miranda da Silva, de 18 anos, um dos alunos envolvidos no projeto.

O jovem, que pretende ser engenheiro agrônomo, participou dos módulos de Agricultura de Precisão e de Pecuária. “Os cursos ampliaram minha visão. Hoje consigo ver mais possibilidades de carreira e fiquei mais motivado a explorar o meu potencial. Quero ser uma influência no setor e deixar um legado para as futuras gerações”, almeja. Filho de produtores rurais, Miranda da Silva já planeja aplicar o conhecimento na pequena propriedade familiar, dedicada à suínos, aves, ovos e produção de adubo orgânico.

Outro projeto dos alunos do 3º ano em Arapoti prevê o controle automatizado da umidade relativa do ar na produção de cogumelos. O ambiente é monitorado por um medidor com sensor que detecta quando a umidade cai abaixo de 80% – nível mínimo para a cultura –, ativando automaticamente o aparelho de umidificação.

Segundo a professora Talita, a ideia para esse projeto partiu dos próprios alunos, com o objetivo de gerar economia ao produtor rural. “Eles se colocam no lugar do produtor para buscar soluções. Sair do ambiente da sala de aula para fazer projetos e pesquisas aliando o conhecimento teórico à prática é muito importante para os estudantes. Eles se sentem mais confiantes e cresce o interesse pela área”, constata.

Sistema FAEP promove integração do conhecimento técnico com a prática nos colégios agrícolas

Fomento à tecnologia

O interesse pela tecnologia, especialmente aplicada ao agronegócio e áreas afins, também apresentou um crescimento significativo entre os alunos, conforme destaca Márcio Castelhano, diretor do Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira Costa, em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Essas parcerias abrem novas oportunidades e complementam a grade curricular com temas tecnológicos. Os alunos estão aproveitando as formações oferecidas pelo programa para aprimorar seus projetos ou até mesmo desenvolver novas ideias. Em 31 anos de escola, nunca vi uma evolução tão incrível.

Márcio Castelhano, diretor do Colégio Agrícola de Rio Negro

O aluno Bryan Godoy dos Santos, de 18 anos, planeja cursar Ciências da Computação para expandir suas oportunidades de atuação no setor de tecnologia. Filho de ex-produtores de tabaco, cujo manejo é predominantemente manual, ele revela o desejo de implementar soluções que tornem o processo mais automatizado e eficiente, reduzindo custos, especialmente no que se refere à mão de obra. Apesar dos pais terem saído da atividade, parte de sua família ainda mantém o negócio.

“Eu gosto de resolver problemas, tanto na parte de hardware como de software, então eu quero atuar com programação, cybersegurança e manutenção de hardwares”, ressalta. “No curso de Agricultura de Precisão, vi muitos conteúdos que eu não tinha a mínima noção, como os satélites. Eu percebi quão ampla é a área de AP e suas possibilidades de trabalho. Isso é algo que abre portas”, comenta.

Os planos de Alessandra Schroth, de 18 anos, que também participou do módulo de AP do Agropecuária 2030, são similares. A partir do conhecimento adquirido na área de tecnologia, a jovem pretende buscar soluções simples e baratas para auxiliar no monitoramento e gestão da pequena produção de tabaco e milho da família.

Alunos podem aprender sobre o funcionamento de um GPS agrícola e suas aplicações na agricultura

“O curso apresentou conceitos importantes nessa área e pude observar o funcionamento de um GPS agrícola, que ainda não conhecia. Também tive contato com outras ferramentas que ajudam no desenvolvimento da Agricultura de Precisão. Meu desejo é dar continuidade ao trabalho na propriedade da minha família”, aponta.

Outro módulo bastante demandado pelos estudantes no Colégio Agrícola de Arapoti é o de Pecuária. A aluna Andressa Baltazar Muniz, de 18 anos, que deseja ser Médica Veterinária e trabalhar com animais de grande porte, destaca que o conteúdo trazido pelo instrutor mudou sua percepção sobre a atividade.

“Com certeza será um diferencial no meu currículo. O conteúdo é bem amplo e traz informações relevantes e atualizadas. A didática e a criatividade do instrutor para passar conhecimento realmente prendem nossa atenção”, resume.

Jean Carlos Nogueira, também de 18 anos, compartilha a mesma visão. Segundo ele, o curso apresentou novas tecnologias que transformaram sua perspectiva sobre o manejo dos bovinos, desde a ordenha até o transporte do leite. “Para quem pretende seguir carreira na área, como eu, é um auxílio importante para o mercado de trabalho”, afirma.

Turma de Arapoti durante o módulo de Pecuária, que oferece conteúdos atualizados sobre o manejo dos bovinos

Oportunidades integradas

Na avaliação de Ilton Wagner Alves, diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa) Fernando Costa, localizado em Santa Mariana, na região Norte, o Programa Agropecuária 2030 tem impulsionado a qualificação dos professores, que estão buscando especializações para integrar a tecnologia de forma mais eficaz nas disciplinas da grade curricular.

Eu estou há 21 anos no colégio e nunca tivemos um programa com um viés tão inovador como esse, em todos os aspectos. Quando temos parcerias produtivas, o olhar pedagógico e as condições estruturais melhoram e tudo começa a acontecer dentro do espaço educacional.

Ilton Wagner Alves, diretor do Colégio Agrícola de Santa Mariana

Essa iniciativa não só aproxima a sociedade dos colégios agrícolas, como também fortalece o vínculo entre as instituições de ensino e a comunidade. Com parcerias envolvendo pequenos produtores, cooperativas e empresas do setor, as instituições de ensino se consolidam como espaços produtivos e colaborativos, promovendo a troca de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento local.

Além disso, o programa proporciona uma atenção especial à agricultura familiar, predominante entre as famílias dos alunos. Segundo Alves, os colégios estão se tornando “vitrines da tecnologia” para os pequenos produtores. “Com essa parceria, implementamos AP nas áreas agrícolas do colégio e elevamos nosso índice produtivo acima da média local. Por causa desses exemplos, estamos vendo os produtores se aproximando mais da escola, afinal, eles podem utilizar essas ferramentas”, afirma.

Módulo de Agricultura de Precisão aproxima estudantes das ferramentas utilizadas no campo

Na avaliação de Gustavo Ponce Martins, instrutor do Sistema FAEP no módulo de Agricultura de Precisão, o programa fortalece a sucessão familiar, pois abre um leque de oportunidades para os jovens atuarem no setor agropecuário e continuarem ao lado dos pais como produtores rurais.

“Quem é filho de produtor rural, começa a enxergar a propriedade de forma diferente, como uma empresa que precisa de gestão profissional. Esses jovens serão os futuros produtores, ou mesmo instrutores e profissionais que levarão assistência técnica ao campo”, salienta Martins.

O aumento da empregabilidade dos alunos formados nos colégios agrícolas é outra meta que o programa busca alcançar. No Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa) Getúlio Vargas, em Palmeira, na região Sul do Paraná, esse objetivo já está sendo atingido: dois alunos que se destacaram nos módulos do Agropecuária 2030 estão participando de um processo seletivo para trabalhar em propriedades rurais no interior do Mato Grosso.

“Temos egressos daqui do colégio que gerenciam fazendas em Sinop e pediram indicação de alunos. Antes dos cursos, eles não teriam a experiência necessária para a vaga”, observa João Carlos Hoffman, diretor da Fazenda Escola do Colégio Agrícola de Palmeira.

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Sistema FAEP colaborou na reestruturação da matriz curricular

A partir deste ano, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) implantou a nova matriz curricular nos 26 colégios agrícolas do Paraná, com três ementas curriculares: Técnico em Agricultura, Técnico em Pecuária e Técnico em Agropecuária. A reformulação da grade alinha o ensino às exigências tecnológicas do mercado de trabalho, respondendo às novas demandas do setor produtivo.

Antes mesmo do Agropecuária 2030, o Sistema FAEP já atuava dentro dos colégios, por meio de iniciativas de imersão, como a promoção de cursos da entidade e pelo Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA).

“Nós já fizemos a mudança da grade curricular com esse olhar diferenciado para a tecnologia e para a integração com o mercado de trabalho”, comenta Ilton Wagner Alves, diretor do Colégio Agrícola de Santa Mariana. “O Sistema FAEP é nosso parceiro há muitos anos, mas, antes, os cursos eram restritos aos alunos maiores de 18 anos. Com o Agropecuária 2030, os módulos foram adaptados para as necessidades dos estudantes, complementando a nova matriz curricular”, esclarece.

A disciplina “Projetos Integradores”, incluída na grade curricular do Ensino Médio, tem sido a base para a condução do programa do Sistema FAEP, integrando aulas teóricas, desenvolvimento de projetos e cursos complementares – com os módulos do Agropecuária 2030.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP.

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