Sistema FAEP
Encontro Instrutores

Sistema FAEP promove encontro para atualizar práticas pedagógicas de instrutores

Quase 400 profissionais de campo participaram do evento, realizado em Curitiba

O Sistema FAEP promove, nesta segunda-feira (24) e na terça-feira (25), o Encontro de Instrutores 2025, com o objetivo de atualizar práticas pedagógicas de 398 profissionais de campo que levam cursos e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a produtores rurais de todo o Estado. Com o tema “Construindo pontes entre gerações”, a programação inclui palestras e dinâmicas práticas, voltadas a alinhar os instrutores à missão do Sistema FAEP e a melhorar o desempenho dos profissionais em sala de aula.

Na abertura, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância de que a entidade e os instrutores estejam em ponto de convergência, para atender ainda melhor os agricultores e pecuaristas. Meneguette apontou que esses profissionais estão em contato direto com os produtores rurais e, em razão disso, são “os representantes do Sistema FAEP no campo”.

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“São os rostos que o produtor rural encontra dentro da sala de aula. Por isso, é preciso entregar mais do que apenas conhecimento. O instrutor precisa agir como um verdadeiro representante do Sistema FAEP”, enfatizou Meneguette.

Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), que integra o Sistema FAEP, mais de 250 títulos de capacitações voltados a todas as cadeias produtivas do Estado estão à disposição. Desde que foi criado em 1993, o SENAR-PR já promoveu mais de 205 mil cursos de formação profissional e/ou promoção social.

Ágide Eduardo, Encontro Instrutores
Ágide Eduardo Meneguette: “O instrutor precisa agir como um verdadeiro representante do Sistema FAEP”

Desde 2023, a entidade também tem levado a campo a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Por enquanto, a iniciativa está sendo executada de forma piloto em 10 microrregiões do Paraná, abrangendo 300 propriedades rurais. Com ênfase no treinamento dos instrutores, o Sistema FAEP espera consolidar seu posto de referência em capacitação rural no país.

“Com a dedicação e o comprometimento de todos, vamos retomar a posição de melhor SENAR do Brasil”, enfatizou Meneguette.

A palestra de abertura foi proferida pelo especialista em alta performance rural e treinador de instrutores do setor agropecuário, Erno Menzel, que também destacou o papel desses profissionais para a entidade. Afinal, a sociedade compreende a atuação do Sistema FAEP a partir da atuação dos instrutores. Na avaliação de Menzel, é preciso profissionalizar todas as etapas.

“Somos nós que vamos escrever a história do Sistema FAEP. A entidade é o que é, na visão do público e dos produtores rurais, a partir do que as pessoas veem e sentem em relação a presença dos instrutores. Se o Sistema FAEP e o SENAR-PR têm esse respeito, é porque os instrutores ajudaram a construir isso”, disse.

Erno Menzel: “Somos nós que vamos escrever a história do Sistema FAEP”

Em razão disso, Menzel afirma que é imprescindível que a entidade e seu time de campo estejam sintonizados. Quando a convergência é absoluta, chega-se, enfim, a um nível de excelência. “Nós temos que entender o que é o Sistema FAEP e incorporarmos e representarmos isso lá na ponta. Quando o que eu penso é o mesmo que a instituição pensa, as coisas fluem e tudo fica mais fácil. Há esforço, é claro, mas não há peso”, ensinou.

Outra apresentação foi ministrada por Valter Bahia Filho, especialista em desenvolvimento de líderes e pós-graduado em neurociência. Em sua palestra, ele abordou como o cérebro aprende e como utilizar esse conhecimento para potencializar estratégias de aprendizagem. Para desenvolver o tema, Bahia Filho recorreu a atividades lúdicas e a dinâmicas entre os participantes. “A aprendizagem precisa ter um foco emocional, para se gerar conexão com o outro”, disse.

Valter Bahia Filho: “A aprendizagem precisa ter um foco emocional, para se gerar conexão com o outro”

Outro foco abordado pelo palestrante foi a curiosidade – apontada por ele como chave da aprendizagem. Para isso, é importante ter em vista que o processo se aprendizagem se dá a partir do que é diferente. É preciso, portanto, se despir de preconceitos.

“Se a pessoa achar que sabe tudo, fica para trás. As gerações atuais, por exemplo, têm fluência digital e podem nos ensinar isso. Pessoas da geração sênior, por sua vez, têm experiência. Tem toda uma bagagem que pode ser compartilhada”, exemplificou.

Além das palestras, os profissionais do Sistema FAEP tiveram acesso a conteúdos práticos. Em quatro estações de aprendizagem, os instrutores participaram de oficinas em que aprenderam a operar recursos tecnológicos e aplicativos que poderão ser utilizados em sala de aula e no campo, como biometria, edição de vídeo, mapas mentais e enquetes e quizz.

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Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

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