Sistema FAEP

Sistema FAEP lança material informativo sobre ATeG

Folder traz informações sobre metodologia, pré-requisitos e cadeias atendidas pelo programa

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEP já é uma realidade no meio rural do Paraná. Depois de uma primeira etapa-piloto iniciada em 2023, que atendeu produtores na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o programa iniciou 2025 expandindo sua área de atuação para centenas de propriedades rurais em 10 diferentes regiões do Estado.

Para levar mais informações sobre esse novo serviço aos produtores paranaenses, o Sistema FAEP desenvolveu um folder contendo as principais informações do programa que atua de forma personalizada, proporcionando avanços tanto na área técnica quando no gerenciamento da propriedade rural.

O material informativo está disponível nos sindicatos rurais paranaenses e também no site do Sistema FAEP. No folder é possível conhecer as etapas do programa, a metodologia que embasa esse trabalho e as ferramentas à disposição dos produtores atendidos. Um exemplo é o aplicativo “Conecta Produtor Senar”, que permite compilar os dados econômicos e produtivos da propriedade e acessá-las de forma simples e fácil.

O material também elenca as 14 cadeias produtivas contempladas no programa de ATeG do Sistema FAEP e os pré-requisitos para participar, como ser produtor rural, ter mais de 18 anos e participar dos cursos do Sistema FAEP.

Expansão em 2025

Os produtores atendidos pela ATeG recebem uma vez por mês a visita de um técnico de campo que realiza um atendimento personalizado, levando em conta as características produtivas de cada propriedade. A visita se divide entre o atendimento técnico e o atendimento gerencial, que visa instruir os participantes a controlar seus gastos, possibilitando vislumbrar gargalos e oportunidades de investimento.

A partir de abril de 2025, a ATeG do Sistema FAEP vai aumentar de escala com a formação de 150 turmas em todas as regiões do Estado. Nesta etapa serão atendidas as atividades de apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, cafeicultura, fruticultura, grãos e cerais, olericultura, ovinocultura e piscicultura.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

2 comentários

  • Bom dia, me chamo Aureo sou da região metropolitana de Curitiba; Quitandinha.
    Desenvolvo olericultura na minha propriedade mas quero diversificar com fruticultura, erva mate ou espinheira santa e flores.
    Leio nas reportagens do boletim faep, produtores de Mandirituba e de outros municípios da região metropolitana de Curitiba, participando do programa Ateg.
    Não obtive informações sobre Ateg no meu município (IDR e sindicato trabalhadores rural), mas gostaria de participar do programa Ateg.
    Como posso participar?
    Sempre faço cursos pelo sistema Ead Senar.

    • Boa tarde Aureo, muito obrigado pelo seu contato.
      Nesse momento o programa de ATeG do Sistema FAEP está passando por uma expansão. O caminho para participar do programa é buscar o Sindicato Rural Patronal mais próximo e verificar se ainda existem vagas para essa região.
      No caso de Quitandinha (que não possui sindicato rural) o caminho é a Regional de Curitiba do Sistema FAEP.
      Lhe encaminho os contatos abaixo da Regional Curitiba:
      Telefone: (41) 2106-0459 | (41) 99678-9201
      E-mail: regionalcuritiba@senarpr.org.br

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio