Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 01/03/2019 - 14h20
Postado em Destaques, Notícias, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite, Piscicultura, Suinocultura

Sindicatos rurais se preparam para emitir GTA

61 entidades já assinaram termo de adesão para prestar este e outros serviços. Adapar irá treinar colaboradores

Sindicatos rurais espalhados por todo o Paraná se preparam para começar a emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), fazer registros de vacinação e emitir boletos a produtores rurais. Antes, esses serviços eram prestados apenas pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e órgãos municipais. Com a atuação da FAEP, agora os sindicatos também poderão executar esses procedimentos, graças a um termo de colaboração, firmado entre a Federação e a Adapar, em 2018, e que começa a ser implementado agora.

O primeiro passo para operacionalizar o processo é a assinatura do termo de adesão entre FAEP e o sindicato rural. Ao todo, 61 entidades já enviaram os documentos à Federação e aguardam o próximo passo: o treinamento de colaboradores realizado pela Adapar. Cada entidade sindical habilitada irá disponibilizar colaboradores para passar por essa preparação.

A qualificação será realizada no próprio sindicato rural, pelos fiscais das Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (Ulsas) da Adapar responsáveis pelo município. O sistema de treinamento da Agência está em fase final de preparação e as capacitações passam a ocorrer ainda no mês de março.

De acordo com o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, a prestação de serviços pelos sindicatos rurais já é um destaque em todo o Estado e, a partir dessa nova possibilidade, será ainda maior. “Temos que considerar o fato de que muitas vezes o produtor não tem o serviço da Adapar no município. A mudança vai tornar mais fácil obter documentações necessárias para a atividade agropecuária, deixando mais tempo para os produtores investirem em suas tomadas de decisões”, observa.

Para Guilherme Souza Dias, técnico do Departamento Técnico Econômico do Sistema FAEP/SENAR-PR, a parceria configura uma medida positiva não só aos produtores, mas também à cadeia produtiva, que ganha em agilidade. “A medida figura como mais uma oportunidade para a prestação de serviços pelos sindicatos rurais e consolida a participação do setor privado em ações de vigilância delegáveis”, completa.

Serviço

Os sindicatos rurais que ainda não assinaram o termo de adesão para a prestação dos novos serviços ainda podem manifestar o desejo de inclusão. Para isso, basta responder ao ofício enviado pela FAEP e preencher o termo, informando qual é a instituição em questão, o município de abrangência e o colaborador a ser capacitado. Para tirar qualquer dúvida, basta entrar em contato com o Departamento Sindical da FAEP, pelo telefone (41) 2169-7958.

Para ler mais notícias, acesse o Boletim Informativo.

Título da Postagem: Sindicatos rurais se preparam para emitir GTA

imprensa@faep.com.br