Sistema FAEP/SENAR-PR

Campo Largo encerra 3º Encontro Regional de Líderes Rurais

Com 130 participantes, cidade da Região Metropolitana de Curitiba recebeu o último evento de liderança do Sistema FAEP/SENAR-PR. Rodada de encontros passou por dez cidades e reuniu mais de 2,1 mil produtores

A intensiva jornada de formação de líderes rurais promovida pelo Sistema FAEP/SENAR-PR terminou nesta quinta-feira (6), em Campo Largo. O encerramento do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões reuniu 130 produtores e produtoras rurais na cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sendo 53% de mulheres. Além de Campo Largo, a rodada de eventos também passou por Londrina, Cambará, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava e Carambeí, contabilizando mais de 2,1 mil participantes de todas as regiões do Paraná.

Ao longo de quatro semanas, os encontros regionais demonstraram a importância da representatividade política e a força do sistema sindical rural, com o objetivo de unir a classe produtiva e despertar o espírito de liderança no campo. A mobilização de mulheres, que registraram maioria de público, comprovou os resultados do trabalho realizado pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). O protagonismo feminino foi celebrado pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que fez menção às 61 comissões locais nos sindicatos rurais no Paraná, abrangendo mais de 2 mil mulheres.

No discurso de abertura do evento em Campo Largo, Meneguette citou uma série de conquistas resultado do trabalho de representatividade. Entre os tópicos estiveram a liberação do plantio de transgênicos no Paraná e a aprovação do marco legal da micro e minigeração de energia a partir de fontes renováveis. Outros assuntos tratados foram a regulamentação das terras em faixas de fronteira, a adaptação da legislação trabalhista para as atividades rurais e, recentemente, a retirada do regime de urgência do Projeto de Lei que pretende taxar o agronegócio para criar um fundo logístico.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

“Esses são exemplos que mostram como precisamos de mais pessoas se envolvendo no sistema sindical. Por isso é tão importante fazermos essa movimentação para formação de lideranças. Temos que nos envolver na questão política e cobrar nossos governantes. Isso é o que a sociedade organizada pode e deve fazer”, disse o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O dirigente também enfatizou que, para se aprofundar no trabalho de liderança, é preciso obter conhecimento. Para isso, existe o SENAR-PR, que presta serviços de formação e capacitação do produtor e trabalhador rural em diversas áreas. Apenas em 2023, já foram realizados mais de 2 mil treinamentos a campo. “Temos que nos aperfeiçoar porque hoje tudo acontece rápido. Cada um tem que se dispor a correr atrás do conhecimento, não tem outro caminho. E a FAEP e o SENAR-PR fazem esse trabalho”, apontou Meneguette.

A presidente do Sindicato Rural de Campo Largo, Marilis Borgo Karachenski, destacou a importância da criação de conexões para que as lideranças sejam construídas e se transformem em conquistas. “Assim como os agricultores cultivam a terra, agora é o momento de cultivar conexões. O crescimento do nosso setor depende das lideranças e dessa conexão entre nós, como pessoa e como líder para poder replicar esse aprendizado daqui para frente”, afirmou.

A presidente do Sindicato Rural de Campo Largo, Marilis Borgo Karachenski

O produtor Nilles Karachenski, de Campo Largo, destacou exemplos vivenciados pela sua família sobre como o sistema sindical promoveu melhorias aos produtores. “Minha avó sempre contava que na área rural não tinha atendimento de saúde. Na época, ela levou o problema para o sindicato que, em parceria com a prefeitura, conseguiu levar atendimento aos produtores da comunidade. Depois a prefeitura construiu um posto de saúde. Lá nos anos 1980, meu irmão não tinha ônibus para ir para escola, e isso também foi resolvido pelo sindicato”, contou. “Por isso é tão importante o produtor estar dentro do sindicato”, concluiu.

O produtor Nilles Karachenski, de Campo Largo

Dinâmicas

A programação do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões priorizou atividades para estimular a participação ativa dos produtores rurais. Em diversos momentos, os participantes foram engajados em dinâmicas conduzidas pela equipe do Sistema FAEP/SENAR-PR, promovendo a identificação e a formação de laços por meio de temas relevantes para o agronegócio.

No primeiro bloco, com o tema “Liderança”, o consultor Claudinei Alves utilizou um problema real – a tentativa do governo estadual em taxar os produtos agropecuários – para mostrar aos participantes como a mobilização da classe rural tem força para interceder pelos problemas do setor, defendendo os interesses dos agricultores e pecuaristas paranaenses. “Liderança não é um cargo ou um título. É a capacidade de relacionamento que, de uma forma ou de outra, todos nós temos. Está no poder de cada um de nós desenvolver essa capacidade para exercer a liderança”, esclareceu o consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Outro bloco realizado na sequência, chamado “Aprendizagem”, apresentou a relação entre produtores, sindicatos rurais e SENAR-PR. Por meio da montagem de um quebra-cabeças, os participantes puderam compreender mais a fundo o trabalho de mobilização dos sindicatos nos municípios e a importância da comunicação entre as partes. Os técnicos do Departamento Técnico (Detec) Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa, do Sistema FAEP/SENAR-PR, que conduziram a atividade, também falaram sobre a atuação do SENAR-PR e como os cursos da entidade contribuem para o desenvolvimento do homem do campo.

Encerrando a programação, o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, do Sistema FAEP/SENAR-PR, comandaram o bloco “Representatividade”, detalhando a estrutura do sistema sindical rural, que, além dos produtores, perpassa pelas esferas municipal, com os sindicatos; estadual, com a FAEP, e federal, com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio