Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato de Cidade Gaúcha comemora 50 anos

A história do Sindicato Rural de Cidade Gaúcha começou em 1968 e desde então a instituição coleciona conquistas e realizações

No dia 27 de julho, o Sindicato Rural de Cidade Gaúcha, no Noroeste do Estado, esteve em festa para comemorar seus 50 anos. O evento reuniu 135 pessoas, entre associados e autoridades da região, como o vice-prefeito do município, Vardemir Abrahão Silvestre, a secretária da Saúde, Edirlei Bonadio da Costa, e a secretária da Educação, Rosangela Penasforte Silva. Ainda, estiveram presentes os presidentes dos sindicatos de Rondon, Irimal Aparecido Basso, e Umuarama, Gerson Magnoni Bortoli. O diretor financeiro do Sistema FAEP/SENAR-PR, João Luiz Rodrigues Biscaia, representou a entidade.

A história do Sindicato Rural de Cidade Gaúcha começou em 1968, quando Olinto Cardoso de Lucena e alguns produtores da região se reuniram para dar início ao que é hoje o Sindicato. Mesmo diante de momentos difíceis, por conta da crise política nacional, Lucena procurou defender os direitos da classe produtora. Vale ressaltar que o município de Cidade Gaúcha foi criado apenas oito anos antes.

Ao longo dos 50 anos, seis presidentes estiveram à frente do Sindicato Rural de Cidade Gaúcha. Olinto Cardoso de Lucena comandou a entidade por 21 anos, seguido por Antonio Milton Lucena, que ficou um ano. Em seguida, Gilberto Pedro Aita esteve à frente por dois anos, Sergio Lucena outros 10 anos e, na sequência, Adair Joaquim Geraldi por 12 anos. Atualmente o Sindicato Rural é comandado por Dourvan Westphal, que está no cargo há quatro anos.

“Para chegarmos até aqui muitos companheiros deram a sua contribuição, em luta da defesa dos direitos dos produtores. Temos certeza que, com força, competência e espírito desbravador, continuaremos a fazer do nosso Sindicato a expressão máxima de representação de todos os produtores rurais de nossa cidade e comarca”, destacou Westphal, durante o discurso de abertura da festa. “Todos os esforços, pleitos, lutas, só temos com o objetivo de dar aos produtores rurais meios e maneiras de produzir com competência, qualidade, rentabilidade e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente”, complementou.

Ainda, o atual presidente da entidade lembrou das turbulências e incertezas dentro de país, sejam políticas, ambientais, jurídicas, sociais. E destacou a necessidade de o setor estar reunido para vencer os desafios. “Estamos no caminho certo, representando, defendendo, lutando e construindo um futuro, junto o Sistema FAEP/SENAR-PR, conselhos municipais entre outras parcerias”, destacou Westphal.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio