Sistema FAEP/SENAR-PR

Simpósio em Curitiba mostra avanços e desafios da cafeicultura

O evento conta com o com apoio do MAPA, com recursos do Funcafé, do Iapar e da Emater-PR

O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, começou quarta-feira (24) e vai sexta-feira (26), no Centro de Convenções de Curitiba.

O evento conta com o com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR).

O evento tem como objetivo apresentar os resultados recentes das pesquisas realizadas por meio do Consórcio Pesquisa Café. Também objetiva promover ampla discussão entre a comunidade científica e os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir o aumento da competitividade, a melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor.

Durante o evento, serão apresentados os avanços recentes da pesquisa cafeeira alinhados às oportunidades e desafios da cultura do café no país e no mundo. As inscrições são gratuitas e darão acesso a todo o evento.

Programação

Serão realizadas palestras sobre o “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios”; Cafeicultura de montanha (Práticas de manejo e Mecanização); Transferência de tecnologias na cafeicultura (Experiências de Minas Gerais, do Paraná e do Espírito Santo); Tendências do consumo de café (Mercado e tendências – enfoque nacional e internacional); Café conilon (Mecanização e Genética e melhoramento); Gestão sustentável da água na cafeicultura (Uso racional da água e Práticas conservacionistas para produção e reservação de água); Café e clima (Clima: diagnóstico e prognósticos para próxima década e Alterações Climáticas e a cafeicultura); Novas oportunidades de negócios (Projeto de Integração de Cafés Especiais e Agregação de qualidade ao café) e Indicações Geográficas: agregando valor ao produto (Experiência da Serra da Mantiqueira e do Norte Pioneiro do Paraná).

Além disso, o encontro contará com sessões técnicas: Tolerância à seca e biotecnologia; Produtos de origem biotecnológica aplicados na cadeia produtiva do café; Os novos desafios da cafeicultura familiar brasileira; Nutrição equilibrada do cafeeiro e Opióides do café: identificação, caracterização e potenciais aplicações. Também serão apresentados trabalhos técnico-científicos por pesquisadores e estudantes de instituições consorciadas e demais parceiros da pesquisa cafeeira.

Fonte: MAPA – 25/06/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio