Sistema FAEP/SENAR-PR

Valor de Terra Nua (2004 até 2014)

O Valor da Terra Nua, SEGUNDO O DERAL

A Secretaria de Agricultura do Paraná, através de seu Departamento de Economia Rural (Deral), publicou tabela contendo informações sobre Valores da Terra Nua de 2004 a 2014.

Os preços médios pesquisados, poderão servir como uma referência de preço por município, quando o produtor rural declarar o Imposto Territorial Rural.

Segundo o próprio DERAL, os preços não devem ser utilizados como valor absoluto, fechado, tendo em vista que cada propriedade rural tem suas características próprias quanto ao tamanho,localização, vias de acesso, topografia, hidrografia, tipo de solo, capacidade de uso e grau de mecanização.

O Valor da Terra Nua é um dos principais itens da declaração do ITR. Do VTN, são deduzidas automaticamente pelo programa, as áreas não tributáveis (áreas de preservação permanente, reserva legal e demais áreas de preservação ambiental), chegando ao Valor da Terra Nua tributável – VTNt, que é a base de cálculo do ITR, apurado por propriedade.

O Serviço de Fiscalização do ITR da Receita Federal, utiliza o levantamento feito pelo DERAL, para comparar com os valores declarados pelos proprietários rurais, nas declarações do ITR.

Anexos

 terras_pdf_publicacao-1.pdf

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio